Sete mulheres da sociedade civil que se destacam na defesa dos direitos femininos em Vitória da Conquista foram homenageadas pela Câmara Municipal, nesta sexta-feira (14), durante a sessão solene de entrega do Diploma Mulher-Cidadã Loreta Valadares, que marca a comemoração pelo Dia Internacional da Mulher. Gestoras e servidoras municipais foram contempladas com a honraria, entre elas, a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Viviane Ferreira, e a coordenadora municipal de Proteção Básica, Dayana Evelinne Andrade.

Viviane Ferreira é a primeira secretária municipal de Políticas para Mulheres. A pasta passou a fazer parte da estrutura administrativa do Município de Vitória da Conquista, em 2023, e de lá para cá tem promovido a proteção, cuidado e a autonomia feminina. “É uma alegria receber um diploma tão importante de reconhecimento social e, de antemão, quero dividir essa homenagem com todas as mulheres conquistenses e conquistadas. É um momento de honra e aumenta nosso compromisso enquanto mulher, gestora, e principalmente enquanto política, porque acreditamos que através da política vamos mudar a história das mulheres de nossa cidade, ”, afirmou Viviane Ferreira.

Dayana Evelinne Andrade atualmente é coordenadora municipal de Proteção Básica, mas começou na gestão pública atuando nas políticas de enfrentamento à violência de gênero. Em 2017, assumiu a gerência do Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos (Crav) e, em 2018, tornou-se titular da Coordenação de Políticas para Mulheres, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Nesse período, atuou na elaboração do projeto da Unidade de Acolhimento para Mulheres Vítimas de Violência com Risco de Morte ou Risco Iminente de Morte, conhecida como “Casa Rosa”. “Eu me sinto muito honrada que esse reconhecimento se deve ao período em que estive à frente da Coordenação de Políticas para Mulheres, quando a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista avançou muito ao criar a Unidade de Acolhimento para as Mulheres, instituir a Lei para a Secretaria. Então, sim, é uma realização profissional, e me motiva muito a lutar ainda mais pelas mulheres”, disse Dayana.

As outras homenageadas foram: Erika Sodré Andrade de Brito, administradora e gestora em saúde, reconhecida por sua atuação à frente da Domínio Assessoria em Gestão de Saúde, empresa sediada em Vitória da Conquista; Mãe Naza de Oyá, liderança e referência no desenvolvimento social e cultural de Vitória da Conquista; Márcia Santos Lemos, professora Doutora do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, e Rita Suzana, assistente social, servidora municipal há 23 anos, acadêmica de Direito e dirigente do Sindicato Estadual da Bahia (Sindacs), representa a categoria dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias e integra comissões e conselhos municipais, como o Conselho Municipal de Saúde, a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) e o Comitê de Enfrentamento e Combate à Dengue.

Outras mulheres foram homenageadas pelo Dia Internacional da Mulher. Um delas é Angélica Santos Sousa (43), técnica de Enfermagem na Unidade de Saúde dos Pedrinhas e na Fundação de Saúde de Vitória da Conquista. “Eu sou mãe solo e criar um filho sozinha dentro desse movimento, que é estar entre um serviço e o outro, ainda ter que dar o suporte dentro de casa. Foi muita luta. Eu investi na simpatia, no carisma, no cuidado com os pacientes e hoje eu estou recebendo essa homenagem”, disse Angélica. Ela ainda comentou que a luta e o serviço são características de sua família que veio para Vitória da Conquista e sempre viveu nas Pedrinhas.

Angélica Sousa

A sessão solene foi presidida pela vereadora e 2ª vice-presidente da Casa, Cris Rocha. “Eu me sinto muito honrada por hoje estar podendo presidir uma sessão especial para a mulher, no momento tão histórico que a gente está vivenciando, nessa legislatura 2025-2028, onde pela primeira vez temos quatro mulheres ocupando um espaço aqui na Câmara Legislativa. A gente entende que isso fortalece ainda mais a nossa luta, fortalece ainda mais as políticas públicas voltadas à mulher. Então, é um dia de grande festa para nós. É uma grande conquista”, declarou a vereadora.

O Diploma Mulher Cidadã Loreta Valadares é definido por uma comissão formada exclusivamente para esta finalidade, sendo composta pelas vereadoras: Cris Rocha (MDB), Dra. Lara Fernandes (Republicanos), Léia de Quinho (PSD) e Márcia Viviane (PT). Os critérios para definição da escolha dessas mulheres se baseia na Resolução nº 41/2005 da Câmara Municipal de Vitória da Conquista.

A mesa foi formada pela secretária de Políticas para Mulheres, Viviane Ferreira, vereadoras Cris Rocha, Lea de Quinhões Lara Fernandes e Viviane Sampaio, presidente do Conselho Municipal da Mulher, Sâmala Santos, e a delegada da Deam, Christie Correia Santos.