Esaú Matos
Postado em 7 de dezembro de 2023 as 14:51:16
À espera da chegada da pequena Valentina, o casal Thayane Andressa e Guilherme Arruda participaram da Visita de Vinculação à maternidade do Hospital Municipal Esaú Matos. Ao lado de outras gestantes, eles conheceram as instalações do hospital, os procedimentos adotados pela unidade e também tiraram dúvidas sobre as etapas que envolvem o parto e o pós-parto, desde a admissão na recepção até a alta para casa.
Para Guilherme, o momento foi bastante acolhedor. “Por sermos pai e mãe de primeira viagem, ficamos bem nervosos, mas aqui tivemos muita informação, que vai nos deixar mais preparados para o grande dia”, afirmou o futuro papai. Já para Thayane, conhecer a estrutura do hospital foi importante para que ela possa vivenciar o momento do seu parto de forma mais tranquila: “Foi fantástico ter a oportunidade de chegar aqui, tirar todas as dúvidas e conhecer tudo que o hospital oferece. Por ser nossa primeira vez, temos muitas inseguranças, mas poder ter vindo aqui, saber que posso contar com todo esse suporte oferecido aqui é tranquilizador”.

Guilherme Arruda e Thayane Andressa
A coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), que conduz a visita, explica que o objetivo desses encontros é garantir que o parto e o pós-parto sejam vivenciados com tranquilidade pelas gestantes usuárias do SUS. “A vinculação da gestante com o hospital favorece o nascimento humanizado, pois proporciona conhecimento, conforto e segurança para as gestantes e seus parceiros. Também é uma forma de deixá-los mais tranquilos, pois sabemos que esse é realmente um momento de muita ansiedade e até mesmo de incertezas”, destaca a coordenadora.
No início da visita, as gestantes participam de uma mini palestra, quando são passadas informações sobre a Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista, que mantém o Esaú Matos, além dos procedimentos que são adotados. “É nesse momento que esclarecemos alguns pontos, como a triagem para entrada na maternidade, que segue a classificação de risco, os benefícios do parto vaginal e da amamentação, a participação do acompanhante, que toda gestante tem direito, entre outros assuntos”, reforça Cris Moura.
Depois, os participantes conhecem as instalações do hospital, fazendo o percurso que farão quando vierem ter seus filhos: a chegada à recepção, a triagem, a sala de parto e o alojamento conjunto, onde ficarão até o momento da alta. Na visita, eles também conhecem outros espaços importantes, como a UTI Neonatal.
Com as Visitas de Vinculação, o Hospital Esaú Matos cumpre a Lei 11.634 de 2007, que dispõe sobre o direito da gestante conhecer a maternidade onde receberá assistência no âmbito do Sistema Único de Saúde. As visitas acontecem sempre às quartas-feiras, mas é necessário agendamento prévio, pelo telefone (77) 3420-6200.