Desenvolvimento Econômico
Postado em 10 de julho de 2025 as 11:10:54
Na manhã desta quarta-feira (9), foi realizada a formatura de cerca de 70 alunos microempreendedores no Mercado Municipal do Bairro Brasil. Eles receberam certificados de participação em cursos profissionalizantes oferecidos pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do Projeto Renascer Mais, em parceria com a Comunidade de Assistência Social Beleza e Saúde (Casbs).
As capacitações abrangem áreas como massoterapia, limpeza de pele, design de sobrancelhas, depilação, barbearia, cabeleireiro e trancista. As aulas ocorreram ao longo de três meses, de segunda a quinta-feira, nos turnos matutino e vespertino. Além das atividades teóricas, os alunos também participaram de ações promovidas pela Prefeitura e por outras instituições, levando os conhecimentos adquiridos, de forma prática, à comunidade.
Segundo o presidente da instituição, José Carlos Pereira, a missão da Casbs vai além da formação profissional. “Trabalhamos com professores voluntários e o nosso objetivo é ajudar. Atualmente, temos mais de 500 famílias cadastradas que encaminhamos para diversos serviços, como atendimento psicológico, assistência social e orientação jurídica. Hoje, contamos com mais de 100 voluntários atuando nas áreas de saúde, beleza e outros itinerários”, destacou.
Para a esteticista e a vice-presidente da Casbs, Cleide França, é muito importante juntar uma equipe de profissionais para ministrar esses cursos de uma forma gratuita para famílias de baixa renda. “Para a gente é um prazer muito grande estar aqui nesse espaço fazendo esses cursos e ajudando essas pessoas que chega aqui sem qualificação, sem profissão, muitas são donas de casa que estão em busca de levar uma condição melhor para a sua família e acham na estética uma forma de ajudar a alavancar um pouquinho a renda familiar”, comentou.
A coordenadora do Projeto Renascer Mais, Marinez Pereira Albino, que atua em parceria com a Casbs na oferta dos cursos, ressaltou o impacto social das formações. “Os cursos na área da beleza são bastante reconhecidos e preparam os alunos para o mercado de trabalho. Agradecemos ao Governo Municipal pelo apoio às iniciativas empreendedoras, por abraçar o projeto e contribuir com a geração de renda”.
O professor de barbearia Fábio Macedo destacou a importância da qualificação para a entrada no mercado. “Tive o prazer de ser convidado pela instituição e conduzi uma turma de sete alunos no curso de barbearia onde conseguimos ajudar as pessoas dando um direcionamento para seus negócios.”
- Maria Lilian Rodrigues
- Lúcia dos Santos
Maria Lilian Rodrigues, de 39 anos, moradora do bairro Lagoa das Flores, concluiu o curso de design de sobrancelhas. “Foi o primeiro curso que fiz na Casbs. Gostei muito e agora quero aplicar tudo o que aprendi no meu trabalho”, contou.
Lúcia dos Santos, de 49 anos, moradora do bairro Alto da Colina e aluna do curso de barbearia, também compartilhou sua experiência. “O curso foi maravilhoso. Agora, minha expectativa é transformar meu trabalho em arte”, disse, incentivando quem deseja participar: “Vá em frente para conquistar seu objetivo.”
A Casbs é uma entidade sem fins lucrativos que atua nos municípios de Vitória da Conquista e Anagé, oferecendo cursos gratuitos destinados a pessoas de baixa renda. Sua sede está localizada no Centro Cultural Glauber Rocha, loja 17.