Educação
Postado em 25 de setembro de 2018 as 13:17:33
Minicurso é ministrado por dramaturgo carioca autor de diversos livros

Professora Heleusa Câmara abre minicurso de Contação de Histórias
Formação de mediadores da leitura em contação de histórias. Esse é o nome do minicurso oferecido aos professores das salas de leitura, instrutores do Projeto Educart e coordenadores pedagógicos das creches e centros municipais de educação infantil. O curso, que começou na manhã desta terça-feira (25), é promovido por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Programa Nacional de Incentivo à Leitura – Proler/UESB.
Ministrada pelo ator, cenógrafo, figurinista, dramaturgo, arte-educador e contador de histórias, Augusto Pessôa, a capacitação tem como objetivo apresentar aos presentes aspectos práticos e teóricos do processo de contação de histórias. “É nesse processo que acontecem trocas entre professores e alunos, pois na contação de histórias estão envolvidos sentimentos básicos como amor e amizade; além disso, através delas, as crianças aprendem a lidar com sentimentos de raiva, perda e frustação”, destacou o bacharel em Artes Cênicas e autor de diversos livros, ao mencionar a importância das histórias como ferramenta de aprendizagem.

Ministrante do curso, o carioca Augusto Pêssoa é bacharel em Artes Cênicas e autor de vários livros
Para a coordenadora do Proler, professora Heleusa Câmara, a capacitação possibilitará aos professores o trabalho com a imaginação, que faz com que as pessoas sonhem e partir destes sonhos busquem realizações. “Esse curso vem incentivar e valorizar esta possibilidade de sermos mais criativos, afinal nós temos que viver entre sonhos e na busca de realizá-los”.
Segundo a representante da Coordenação do Núcleo de Leitura e Audiovisual da Secretaria Municipal de Educação, Cristina Leilane Fernandes, o curso conta com carga horária de 20 horas e se constitui em mais uma forma de fortalecimento e incentivo ao hábito da leitura, além de desenvolver aspectos psíquicos e emocionais dos estudantes.

Rosemary Sampaio: “Espero sair daqui motivada”.
Professora da Sala de Leitura da Escola Municipal Padre Aguiar, Rosemary Sampaio, tem expectativas positivas sobre o minicurso, que segue até esta quarta-feira, no Centro de Formação Lions Clube. “Espero sair daqui motivada a levar para os alunos conhecimentos de forma lúdica, pois através do lúdico o objetivo, que é a aprendizagem é alcançado”.