Efetivando a Política de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, proposta pelo Ministério da Educação, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoverá mais uma etapa de formação continuada para professores de alunos com necessidades educacionais especiais. Os cursos ocorrerão nessa sexta-feira, 9, na Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Professores de alunos com baixa visão e cegueira participarão do aperfeiçoamento no período da manhã, das 8h às 12h, e os professores de alunos com deficiência auditiva e surdez, à tarde, das 14h às 17h30.

Garantindo a inclusão – Segundo dados do último Censo Escolar, 740 alunos com deficiência foram matriculados nas escolas regulares da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista em 2012. A equipe de educação especial da Secretaria Municipal de Educação tem buscado intermediar e acompanhar todo o processo de inclusão dos estudantes com necessidades educacionais especiais, das mais simples às mais complexas.

A Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, assegura acesso ao ensino regular de alunos com deficiência física, mental, intelectual ou sensorial, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação.