Equipe técnica que esteve reunida na terça-feira (27)

A construção do novo Plano Municipal de Educação (PME), para o período de 2025-2035 já começou. Os encontros, que envolveram representantes do Fórum Municipal de Educação (FME) e da equipe técnica, aconteceram na segunda (26) e terça-feira (27), em dois locais diferentes.

Segundo o secretário municipal de Educação, Edgard Larry, esse é um momento de sensibilização em relação ao que se pretende realizar ainda neste semestre de 2024. “Fizemos um alinhamento com o Núcleo Pedagógico, para que nas formações com professores e gestores, que começam em março, tenhamos um tempo específico destinado ao trabalho do FME em relação ao cumprimento dos processos e espaços que se deve dar para a consolidação do Plano”.

O secretário acrescentou que a ideia é realizar uma audiência pública em maio. “Se fortalecermos a partir de março, em maio teremos a audiência”. E em junho, começa a outra etapa, que é a metodologia de estudo a ser traçada. “A Smed está imbuída de participar e queremos trazer os outros atores, para conseguirmos construir um documento democrático de participação geral das instituições”.

O diretor pedagógico da escola do Sesi (Serviço Social da Indústria), Marcos Oliveira, enfatizou a necessidade de uma maior participação dos representantes. “O compromisso é individual e a conquista é coletiva. Hoje, o desafio maior que temos na educação é exatamente o compromisso real das pessoas que estão fazendo educação. Você percebe que são poucas pessoas ali. Enquanto não tiver compromisso coletivo, não vamos conseguir”, concluiu.