Esaú Matos
Postado em 24 de setembro de 2018 as 15:46:23
A equipe de fisioterapeutas da Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC) começou a semana compartilhando seus conhecimentos com outra equipe de trabalho que atua no Hospital Esaú Matos. Nesta segunda-feira (24), enfermeiros e técnicos de enfermagem se reuniram para uma capacitação sobre os cuidados com a ventilação mecânica não invasiva, a aspiração por vias aéreas inferiores e superiores e o posicionamento dos recém-nascidos.
“Esse é um treinamento para o grupo de enfermagem do hospital e ajuda muito para que o paciente seja melhor assistido. São procedimentos que pertencem a todos da equipe de saúde, mas que nem sempre são feitos da mesma forma”, explica a coordenadora geral de Fisioterapia do Esaú, Maria Celene Pires.
Dividida em grupos, a equipe tem a oportunidade de ter acesso a novos conhecimentos e então repassar o aprendizado para os colegas. “Acaba atingindo o todo e o hospital passa a ter uma visão mais global para o atendimento”, completa.
“Eu amei! É importante saber sobre o posicionamento do bebê. Às vezes ele está chorando e a gente acha que é dor, mas pode ser o medo da posição que ele está mesmo. Foi maravilhoso, nunca tinha participado de uma capacitação assim sobre recém-nascidos”, afirmou Rose Gomes, técnica de enfermagem que trabalha no hospital há nove meses.
A equipe de fisioterapia da Fundação atualmente conta com 17 profissionais, que trabalham na pediatria, na UTI, na semi-intensiva, no pronto-atendimento, na sala de parto, no alojamento “Mãe-Canguru” e na sala de estabilização neonatal.
A capacitação atende a uma sugestão do Núcleo de Segurança do Paciente e faz parte do Programa de Educação Continuada da FSVC.