Notícias
Postado em 27 de maio de 2013 as 15:13:27 e atualizado em 13 de junho de 2013 as 15:28:09
A manhã do último domingo, 26 de maio, foi especial para os moradores de Campinhos e Simão que tiveram a oportunidade de participar da II Feira de Saúde, Arte e Cultura de Campinhos organizada pela Unidade de Saúde da Família da localidade. O objetivo da equipe com essa iniciativa foi buscar uma maior integração com a comunidade.
“A equipe de saúde vem desde o início do ano preparando esta feira, que foi escolhida para o domingo para dá oportunidades a todos os moradores”, ressaltou a enfermeira da equipe, Diva Arruda. “Nós convidamos os artesãos, o pessoal da tapioca, das igrejas e da escola para participarem de um momento de prevenção em saúde, cultura e lazer”, explicou a médica da equipe, Ilana Ladeia.
Estudantes dos cursos de Enfermagem da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor), de Medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e de Farmácia da Universidade Federal da Bahia (Ufba) também participaram do evento. Eles aproveitaram a oportunidade para falar sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, sobre o uso das plantas medicinais para elaboração de chás e auxiliaram na aferição da glicemia e pressão arterial.
O evento foi dividido em dois espaços, na Escola Municipal Zélia Saldanha e na Unidade de Saúde. Na primeira foram realizadas apresentações de grupos de corais, exposição de artesãos e palestras. Já na Unidade a comunidade realizou preventivo do câncer do colo do útero, atualização de cartão de vacina, entre outros. “O evento foi organizado pensando em todos, mulheres, homens e crianças”, avaliou a agente comunitária de saúde de Campinhos, Valdene Almeida.
A moradora do Simão, Maria José Novais, disse que aproveitou a iniciativa para redobrar os cuidados com a sua saúde. “Já fiz preventivo, já passei pelo médico, verifiquei minha pressão arterial e glicemia. À tarde, vou dançar forró”, contou Maria José Novais.
Outro morador do Simão que aprovou a iniciativa foi Valdenor Prado de Araújo. “Achei muito bom, recebi muitas informações sobre saúde, verificaram minha pressão e minha glicemia, passei pela médica e gostei muito da sala do chá, onde estavam explicando sobre as plantas medicinais”, avaliou.
O grupo de hipertensos comandado pela técnica de enfermagem Maria Vitória Oliveira Lima, formou um coral e se apresentou durante o evento. “Hoje, temos mais de 500 hipertensos cadastrados na Unidade, que são divididos em sete grupos, onde além de aferição da pressão arterial, há entrega de medicamentos e são realizadas brincadeiras e canto”, explicou Maria Vitória.
As crianças aproveitaram a feira para aprender um pouco sobre saúde bucal e participaram atividades de pintura, exibição de filmes e da distribuição de escovas e cremes dentais. “Aproveitamos hoje para trabalhar a prevenção com as crianças e os adultos, pois muitas vezes a comunidade só nos procura quando já está com um problema”, avaliou a cirurgiã dentista da equipe, Christiane Camargo.
Como não poderia ser diferente, já que Campinho e Simão são produtores de farinha, o evento contou com a presença de Damião Pereira Chaves e suas duas filhas, Jéssica e Janine, que ofereceram tapioca para os participantes do evento. “É um prazer representar a cultura de nossa comunidade, e com todos abraçando a ideia o evento se fortalece ainda mais”, disse.












