Desenvolvimento Social
Postado em 13 de dezembro de 2024 as 14:33:34

Famílias acolhedoras participaram de um momento formativo sobre o serviço
O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora promoveu, nesta quinta-feira (12), um momento de diálogo com as novas famílias inscritas no serviço. A ocasião também marcou a celebração dos 12 anos de implantação da unidade em Vitória da Conquista.
Vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), o serviço, desde sua implantação em 12 de dezembro de 2012, oferece uma modalidade de acolhimento em que famílias cadastradas abrigam, em suas residências, crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por medidas protetivas. Esses afastamentos ocorrem em situações como abandono ou quando a família biológica está temporariamente impossibilitada de exercer suas funções de cuidado e proteção.
Durante o encontro, a psicóloga e a assistente social do serviço apresentaram o serviço e esclareceram dúvidas sobre a modalidade de acolhimento. O secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, também participou da atividade e expressou sua gratidão às famílias que se dispõem a realizar esse importante trabalho. “Estudos comprovam que os impactos negativos na vida de uma criança podem ser significativamente reduzidos quando ela é acolhida por uma família. Ser uma família acolhedora é um ato de amor e fraternidade genuíno, que reflete um compromisso em cuidar e proteger. Esse gesto tem o poder de transformar vidas, tanto das crianças quanto das famílias acolhedoras”, afirmou o secretário.
- Michael ao lado da diretora de Assistência Social, Irlane Gomes
- Joseane
- Ana Maria
A gerente do serviço, Joseane Almeida, destacou o planejamento envolvido na realização do evento. “Esse momento com as novas famílias vem sendo planejado desde o início do semestre. Graças ao programa Suas na Comunidade, conseguimos ampliar o número de famílias cadastradas. As que não puderam participar nesta data terão outras oportunidades para se capacitar. Estamos muito felizes em receber novas famílias dispostas a acolher e a fortalecer nosso trabalho de garantir proteção social”, pontuou Joseane.
Entre os participantes do encontro estava Ana Maria Santana, que já integra o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e, mesmo assim, faz questão de participar das atividades para se atualizar e aprender mais. Ela falou com emoção sobre os vínculos criados ao longo de sua trajetória como acolhedora. “Esses momentos são importantes para rever questões relacionadas ao acolhimento e trocar experiências com outras famílias. Para mim, é muito gratificante fazer parte disso, acolhendo e protegendo crianças no momento em que elas mais precisam. Sei que o amor que elas recebem durante o acolhimento fará toda a diferença em suas vidas. O acolhimento é temporário, mas os vínculos que criamos são para a vida toda”, relatou Ana Maria.













