Cultura
Postado em 18 de abril de 2024 as 14:03:27
O Centro Cultural Glauber Rocha se transformou num espaço propício para os amantes de utensílios de louças. Até sábado (20), acontece no local a maior feira de louças do Brasil. A Expo Louças traz, para Vitória da Conquista, as principais novidades do mercado de louças, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal.
A família Ribeiro aprecia o material em louças e passou isso para Ana Luísa, uma das organizadoras da feira. Na manhã desta quinta-feira (18), ela se revezava entre o papel de vendedora e de boa neta, acompanhando a sua avó Anabel e a tia Jucimare. “Estou trabalhando e minha avó veio aqui, com 86 anos, ver as louças. Tem muita coisa que ela já tem e aí veio aqui fazer umas compras também. Minha tia já está ali pegando mais algumas coisas”, disse a neta. “Gostei. Está sendo ótimo”, resumiu a avó.
- Família Ribeiro
- Rebeca Moura
Rebeca Moura soube da Expo Louças através do instagram e já aproveitou para garantir suas peças. “Como a gente caminha mais pelo centro e fica sempre vendo esse tipo de material, tem algumas coisas que estão bem acessíveis e a qualidade também. Se souber garimpar direitinho, a gente consegue levar boas peças. Já garanti o meu kit de jantar, boleiras também, que a gente gosta de fazer aniversário e é bom ter uma mesa posta, bonita para receber”, comentou a conquistense. Ela ainda elogiou o Glauber Rocha. “O Glauber é um ótimo local pra o evento, pra poder expor tudo que tiver ao público. Eu acho um local ótimo pra essa exposição”, disse Rebeca, enquanto esperava para pagar suas compras.
Sinval Andrade, membro do Conquista Florescendo, foi o responsável por trazer a Expo Louças, que é da cidade paulista de Porto Ferreira. “Estamos trazendo pela primeira vez, aqui para Vitória da Conquista, essa feira que é a maior feira de louças do Brasil, e que tem em todo o país, com o objetivo de trazer qualidade e preço para atender a cidade”, explicou.
Hoje e sexta-feira (19), as atividades estão programadas das 9h às 19h, e, no sábado (20), das 9h às 17h. Sinval lembra que “a programação também depende do estoque”. Sobre o apoio da Prefeitura, o responsável pela exposição comenta: “A gente já tem uma parceria que é a Feira de Flores de Holambra, já há 18 anos, e a Prefeitura sempre vem dando apoio, porque, para acontecer um evento desse, a gente precisa de apoio das autoridades”.
O evento, que já passou por outras cidades da Bahia, como Ilhéus e Teixeira de Freitas, além de outros estados, como Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Rio Grande do Sul e Paraná, conta com utensílios como pratos brancos ou decorados, tigelas, ramequins, sopeiras, petisqueiras, refratários e outras infinitas opções vindas diretamente das fábricas.