Os desafios da atuação integrada entre o Sistema Único de Assistência Social (Suas) e o Sistema de Justiça foram debatidos em mais uma edição do ciclo de capacitação promovida pelo Ministério Público da Bahia, em parceria com a União dos Prefeitos da Bahia (UPB), e pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS). O evento foi realizado a última segunda, 10, no auditório da UPB, em Salvador.

O evento formativo contou com a participação da doutora em Direito pela PUC/RS e professora da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Ana Paula Motta Costa, que proferiu a palestra magna, além de representantes de vários órgãos estaduais.

A experiência inovadora de Vitória da Conquista na criação da Gerência de Relações com o Sistema de Garantia de Direitos e de Justiça e do processo de implementação da Lei da Escuta Protegida também foi destaque durante o debate, que aconteceu após a palestra de abertura e contou com a participação do secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias.

Segundo o Secretário, as ações de inovação no campo da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), no município, têm sido motivo de reconhecimento nacional, com destaque especial para as ações de implementação da Lei da Escuta Protegida, que reposicionou a relação do SUAS com os órgãos do Sistema de Justiça em Vitória da Conquista. “Essa maior conexão com esses órgãos tem trazido benefícios para a população que também é atendida por eles”, disse.