Gestão e Inovação
Postado em 5 de junho de 2019 as 11:56:05
Na tarde dessa segunda-feira (04), cerca de 30 alunos do Centro de Integração Empresa Escola (Ciee) fizeram uma visita técnica guiada ao Arquivo Público Municipal. Os estudantes, participantes do programa Jovem aprendiz, puderam conhecer a importância da preservação e dos cuidados com os documentos históricos.
A visita celebrou ainda a 3ª Semana Nacional de Arquivos, que é organizada entre os dias 3 e 9 de junho pelo Arquivo Nacional (AN) e a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). A data surgiu pela necessidade de divulgar e dar visibilidade ao trabalho, feito pelos arquivos em todo país, de resgate da memória cultural.
A instrutora de aprendizagem do Ciee, Sara Aguiar, salienta que a iniciativa foi a de apresentar uma vivência prática sobre o trabalho de arquivista. “Como parte do curso de aprendiz, para que eles associem a prática com a teoria, visitamos o arquivo. Porém, o que mais chamou a atenção são os registros históricos e a importância deles”, ressalta a instrutora.
Para o historiador do núcleo histórico permanente do arquivo municipal, Jailson Ribeiro, as visitas, feitas principalmente por estudantes, dão sentido ao trabalho do arquivista. “Ter acesso a documentos históricos da cidade, é uma experiência fundamental para a formação do cidadão. O arquivo está à disposição da comunidade que queira visitar e conhecer parte considerável da história local”, explica.
Além de um acervo de mais de 3 milhões de documentos públicos, fotografias e jornais, documentos importantes, como a planta da construção da catedral, produzida pelo arquiteto Português, João Miguel Lourenço, ou ainda, uma ata da câmara datada do ano de 1850, podem ser vistos no arquivo. As visitas podem ser agendadas no próprio local, situado na Avenida Juracy Magalhães, nº 3920, Bairro Felícia, com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 17h.