Sob os olhares de ex-prefeitos, prefeito Herzem Gusmão dá autógrafos para alunos da Nova Escola

“Como você decidiu quem ia fazer parte do seu secretariado?”, dispara a aluna Flávia Barreto Oliveira Neto, 8 anos. Flávia faz o 3º ano do ensino fundamental na Nova Escola, instituição de ensino particular da cidade. Acompanhada de aproximadamente mais 40 colegas, Flávia foi muito bem-recebida na manhã desta quinta-feira (3) no Salão Nobre da Prefeitura. Juntas, as crianças fizeram perguntas sobre a administração conquistense diretamente para o seu gestor máximo: o prefeito Herzem Gusmão.

Imediatamente, Herzem gira a cabeça procurando um ponto específico da sala: o quadro em que figura o semblante do ex-prefeito Jadiel Vieira Matos, que administrou a cidade de 1973 a 1977. Em um resgate histórico recente, o Salão Nobre da Prefeitura voltou a receber em suas paredes quadros dos antigos prefeitos municipais, que estavam desaparecidos desde 2003 e foram – quase todos – recuperados. Jadiel está ali, entre Nilton Gonçalves e Raul Ferraz, representado por uma fotografia em preto-e-branco em que olha levemente para baixo, como se também buscasse o olhar das crianças – e do atual prefeito.

Alunos do turno da manhã se reúnem com o prefeito Herzem Gusmão

Agora, Jadiel está sendo observado não só pelo prefeito, mas também por um grande número de crianças. E Herzem responde: “Tentei fazer como este homem: busquei os melhores nomes, independentemente de posição política. Juntos, formamos uma aliança em prol de Conquista”. Os alunos escutam, atentos. Mas só por um instante: rapidamente, mãos com o dedo em riste se agitam no ar solicitando que o prefeito as escolha para novas perguntas.

Receber alunos de escolas conquistenses para conversas francas com o prefeito tem sido uma marca constante do Governo Mais Perto de Você. Entre outros, alunos das escolas municipaisPaulo Freire e Padre Isidoro já visitaram a Prefeitura no passado, quando também se encontraram com o prefeito atual. Hoje, no entanto, a visita foi ainda mais especial. Os estudantes da Nova Escola são os primeiros a ser recebidos não só pelo atual prefeito como por tantos outros ex-prefeitos que os observam do alto, em quadros distribuídos por todo o Salão Nobre.

Outra representante da história conquistense, a bandeira de Conquista entra em cena

 

Olhos atentos – Juntos, os olhos atentos dos ex-prefeitos (e do gestor atual) observam uma nova geração de conquistenses ávida por entender melhor como a Prefeitura funciona. Entre uma pergunta e outra, as crianças também percorrem olhos tão atentos quanto pelo salão, curiosas. Vez por outra, cochicham com um colega enquanto apontam e trocam olhares com o quadro de um ex-prefeito específico. São os olhos de uma nova geração encontrando-se com fotografias que, mais do que antigos gestores, representam a história de Vitória da Conquista.

Outra grande representante da história conquistense, a bandeira da cidade, entra em cena. Com paciência, o prefeito explica seus símbolos e cores para a criançada. “Verde, azul e branco são as cores da bandeira do Brasil. Vermelho, azul e branco são as cores da bandeira da Bahia. Assim, ao unirmos as cores da bandeira do Brasil com as cores da bandeira da Bahia, temos as cores da bandeira de Conquista”. “E as quatro estrelas?”, pergunta alguém. “Representa os primeiros desbravadores da região”, responde o prefeito.

Israel Silveira, 8 anos: “quem ajuda o senhor a governar?”

 

À tarde, uma nova leva de estudantes da Nova Escola retoma a maratona de perguntas ao prefeito. “Quem ajuda o senhor a governar?”, pergunta Israel Silveira, 8 anos, aluno do 3º ano do Ensino Fundamental. “Todos vocês”, responde o prefeito. Os alunos se animam. “Toda vez que um de vocês planta uma árvore ou convence alguém a plantar, é uma ajuda enorme”. E é assim, sob os olhos atentos dos ex-prefeitos de Vitória da Conquista, que os alunos da Nova Escola descobrem, pela primeira vez, o peso e a responsabilidade de se governar toda uma cidade. Talvez não seja por acaso. Quem sabe um espaço em branco do Salão Nobre não está reservado para que uma dessas crianças, no futuro, torne-se prefeita de Vitória da Conquista? Isso, só o futuro dirá. Mas quando os olhos do passado e do futuro se encontram, o presente nos garante: tudo pode acontecer.

Alunos do turno da tarde se reúnem com o prefeito Herzem Gusmão