A violência sexual contra crianças e adolescentes foi tema de um palestra promovida pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) Rural para os alunos da Escola Municipal Moisés Meira, no distrito de José Gonçalves. A atividade faz parte da programação da Semana de Prevenção e Enfrentamento à  Violência Sexual Contra Crianças e  Adolescentes, que tem como tema central “Não Feche os Olhos”.

Para realização da ação, o Creas contou com a parceria da escola, que cedeu o espaço para que os alunos pudessem se informar sobre as várias formas de violência sexual mais comuns no Brasil. “Como famílias e alunos não têm muita informação sobre este assunto, ações como essas são de extrema importância para que eles possam se proteger, não permitindo que o abuso aconteça e também fazendo denúncias, caso o crime ocorra”, ressaltou Eliana Pólvora Dias, vice-diretora da escola.

Além da palestra, a equipe do Creas exibiu um curta-metragem que falava didaticamente sobre as formas de abuso e exploração sexual. “Nossa equipe escolheu trabalhar diretamente com o público que pode ser vítima dos adultos e nada melhor do que a escola para abordagem do tema. A ideia é que eles possam se proteger e passar para sua família este assunto”, esclareceu Ludiare Melo, gerente do Creas.

Para a coordenadora da Proteção Social Especial da Secretaria de Desenvolvimento  Social, Vanessa Severino, abordar este tema diretamente com os adolescentes é de extrema importância. “O objetivo da campanha é pedir a atenção de todos para este grave problema, que pode acontecer na rua, mas também dentro de nossos lares, por isso, pedimos para toda população, não fechar os olhos”, alertou Vanessa.