Estudantes de escola municipal participam de oficina sobre enfrentamento à violência contra mulheres
Notícias
Postado em 29 de novembro de 2025 as 08:32:03
Como parte da programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) realizou, na tarde de sexta-feira (28), uma atividade na Escola Municipal Edvanda Maria Teixeira.

Além de palestra sobre os tipos de violência contra a mulher, as formas de denunciar e a importância do combate a essa prática, os alunos adolescentes confeccionaram banquinhos vermelhos, símbolo de memória, respeito e compromisso com a vida.
A ação é uma extensão da adesão feita ao Instituto Banco Vermelho, uma organização brasileira sem fins lucrativos que atua no combate ao feminicídio e à violência contra a mulher. A iniciativa, inspirada em um projeto italiano, utiliza bancos vermelhos instalados em locais públicos como um símbolo de alerta permanente sobre o sangue derramado pelas vítimas de feminicídio.
A coordenadora municipal de Enfrentamento à Violência, Monique Cajaíba, explicou que a ação visa tornar os adolescentes multiplicadores de informações, fazendo com que eles também atuem como agentes no enfrentamento à violência contra a mulher. “O objetivo é que esses alunos transmitam essas informações e que elas cheguem até as suas casas”, ressaltou.
- Thaianna Ribeiro
- Monique Cajaíba
Para a coordenadora da escola, Thaianna Ribeiro, muitos estudantes são agressivos e isso pode ser reflexo do exemplo que tem em suas casas. “Além disso, precisamos mostrar para as alunas que elas não devem aceitar nenhum tipo agressão, seja ela patrimonial, psicológica ou física”, disse.












