O Espaço Colaborar, inaugurado em Vitória da Conquista no fim do ano passado, tem como finalidade promover a inovação e a inclusão digital e possibilitar oportunidade para jovens e pequenos empreendedores que não possuem um ambiente adequado para desenvolver de forma eficiente o seu negócio ou prestação de serviço, principalmente por falta de recursos financeiros.

Este mês, a iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), em parceria com a Prefeitura Municipal, promove dois eventos: a trilha de tecnologia para jovens de 16 a 21 anos que queriam desenvolver projetos tecnológicos com Robótica, Impressão 3D e Programação, e o Workshop Automação Residencial para arquitetos, engenheiros e profissionais da construção que querem conhecer as melhores tecnologias, boas práticas e tendências do mercado.

Com o tema “Transforme seus projetos em experiências inteligentes”, o workshop será realizado nesta sexta-feira (25), das 18h às 22h, no próprio Colaborar, localizado na Av. Juracy Magalhães, 3405, em frente ao Conquista Sul. A oficina é gratuita e ainda há vagas disponíveis. As inscrições são online por meio do link https://forms.gle/fga7RocsGDxE17vx9. Dúvidas ou informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (77) 99120-1673 ou pelo direct na conta do Instagram do eletricista Thiago Caíres (@tceletricidade).

Já o Clube de Ciência, Inovação e Tecnologia (CCIT) ocorrerá às segundas-feiras, a partir do dia 28, no Espaço Colaborar. Durante três horas semanais, os participantes vão desenvolver projetos tecnológicos de impacto socioambiental; desenvolver as principais habilidades do Futuro; estar conectado com empresas, organizações e profissionais renomados; aumentar suas chances de empregabilidade e até poder desenvolver sua própria startup; e participar de eventos e competições de tecnologia.

As vagas são gratuitas e limitadas, por isso está sujeito a processo seletivo. Para se inscrever, clique aqui. Mais informações pode ser obtidas pelas contas @institutobemmaker ou @institutolumus ou pelo WhatsApp (77) 99938-0733.

Cabe à Prefeitura de Vitória da Conquista administrar o local que está disponível, por meio da rede de parceiros, para utilização e desenvolvimento da cultura da Inovação e Empreendedorismo, com uma série de atividades de estímulo. Desde fevereiro, a coordenação do Espaço Colaborar realiza visitas técnicas e mobiliza instituições para utilização do local.

“A ideia é usarmos o espaço para fazer todos esses eventos dessas áreas. Estamos indo até as instituições públicas e do terceiro setor reforçar que este é um espaço de inovação, de conversas, de rodadas de negociação, de cursos gratuitos”, declara a coordenadora do Espaço Colaborar, Rosênia Tavares.