Desenvolvimento Social
Postado em 25 de maio de 2021 as 09:52:41

Webinário integra programação da campanha “Escutar é proteger”
Um webinário voltado a profissionais da educação das redes municipal e particular de ensino foi realizado, ontem (24), como parte da programação da campanha “Escutar é proteger” pelo enfrentamento ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. O objetivo foi discutir a escuta especializada de crianças e adolescentes vítimas de violência no âmbito da política da educação.
Na oportunidade, Michael Farias, secretário municipal de Desenvolvimento Social, pasta que está à frente da implantação do Complexo de Escuta Protegida e da Lei 13.431/2017 em Vitória da Conquista, destacou a importância da discussão e do envolvimento dos diversos agentes institucionais na escuta especializada. “Este evento materializa o nosso compromisso em qualificar a rede de atendimento à criança e ao adolescente para que ela tenha as condições ideais para operar de forma a evitar a revitimização”, enfatizou Michael.
Ainda de acordo com ele, as secretarias municipais de Educação e Desenvolvimento Social têm dialogado acerca da criação tanto do fluxo quanto do protocolo relacionado à escuta especializada no âmbito da política de educação e que um núcleo específico deve ser criado para organizar as informações no âmbito escolar e para apoiar os gestores e educadores.
Convidada para falar a respeito do tema, a Mestra em Psicologia (Universidade Católica de Brasília/UCB) e membro do Instituto dos Direitos da Criança e do Adolescente (Indica), Ionária Guerra, falou da felicidade em ver Vitória da Conquista fazer essa articulação governamental. “Porque quando falamos de rede de proteção, temos de ter claro que envolvem estruturas governamentais e sociais que devem se articular para que possamos garantir que essa criança e esse adolescente tenham, de fato, a sua proteção perante situações de violência. E o professor é um agente, no contexto educacional, que faz toda diferença tanto no momento da escuta quanto do acolhimento e notificação. Estou muito feliz em participar desse momento”, comentou.
Durante sua apresentação, Ionaria destacou, entre outros aspectos, os dispositivos legais acerca do assunto, como a Lei nº 13.431/2017, o Decreto nº 9.603/2018 e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e como ocorre o processo de revelação no ambiente escolar. O Webinário foi conduzido pelo coordenador do Núcleo da Defesa da Criança e do Adolescente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Carlos Públio. “Foi um momento riquíssimo. Acho que muitos professores ficaram tocados, sensibilizados quanto ao tema”, concluiu o mediador.
Confira na íntegra o Webinário.