Educação
Postado em 29 de janeiro de 2025 as 15:33:36 e atualizado em 7 de fevereiro de 2025 as 11:30:52
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) e a Secretaria Municipal da Transparência, Controle e Prevenção à Corrupção (STPC) aproveitaram o encontro de todos os professores da Rede Municipal de Ensino, na abertura da Jornada Pedagógica, para realizar a premiação das escolas do Município que se destacaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, e na boa gestão do Caixa Escolar, por meio do Selo Escola Transparente, criado pelo Governo Municipal em 2019. A prefeita Sheila Lemos, acompanhada dos secretários Edgard Larry e Mateus Novais, premiou as escolas vencedoras.
- Escolas que ficaram em 1º lugar no IDEB
Pelo IDEB, as escolas premiadas nos anos iniciais foram: Escola Municipal Tenente-Coronel Manoel Joaquim Pinto Paca, 1º lugar; Escola Municipal Padre Aguiar, 2º lugar, e Escola Municipal Batista Tia Zefa, 3º lugar. Nos anos finais foram: Escola Municipal Vicente Cassimiro (Bem-Querer), 1º lugar; Euclides da Cunha, 2º lugar, e Escola Municipal Vilas Boas Moreira, 3º lugar. Já as escolas José Mozart Tanajura (Zona Urbana), a Tobias Barreto (Zona Rural) e o Centro de Educação Infantil Conselheiro Pedro Emílio Silva Passos receberam o Selo Escola Transparente.
Para a diretora da Escola Municipal Vilas Boas Moreira, Renata Nunes dos Santos, o resultado do Ideb foi incentivador, “porque buscamos um trabalho muito individualizado com os alunos e um trabalho em equipe com todos os professores e toda a comunidade escolar. Então receber esse reconhecimento, hoje, nos torna mais motivados para seguir buscando uma educação pública de qualidade”, disse.
O Governo Municipal tem buscado equiparar o sistema educacional da Zona Urbana e da Zona Rural e a premiação comprova o progresso dessas ações. Roseli Aparecida da Silva, diretora da Euclides da Cunha, em São Sebastião, fez a seguinte colocação para ‘toda’ a Zona Rural: “é o que os alunos são capazes. Nós temos na Zona Rural alunos com muita capacidade, cabe a nós, profissionais da educação, desenvolvermos essa capacidade”.
Sobre o prêmio, ela falou do orgulho. “A nossa equipe é de excelência, temos bons professores, funcionários, pessoal de apoio, e temos um objetivo na nossa escola como uma regra também que todos somos responsáveis para alcançar as metas almejadas. Como escola de Zona Rural, nós trabalhamos sempre para valorizar o nosso aluno e para que eles cresçam na aprendizagem escolar. Contamos com uma comunidade muito boa que nos apoia, que nos ajuda. E isso aqui é um orgulho pra nós. Saímos daqui hoje com a responsabilidade de crescer cada dia mais”, declarou Roseli.
Já a escola do povoado de Veredinha, Tobias Barreto, foi reconhecida pela boa gestão no Caixa Escolar. A vice-diretora Valéria Vieira falou da alegria pelo reconhecimento do Município. “Eu estou muito grata em nome da escola e vejo assim como reconhecimento do nosso trabalho em busca de atender realmente a necessidade das comunidades que aqui estão representando”.
O secretário municipal da Transparência, Mateus Novais, reforçou o reconhecimento do Governo Municipal às escolas que têm sido destaque no gerenciamento dos recursos recebidos pelo Ministério da Educação (MEC). “A Administração Municipal vem sendo reconhecida, ano após ano, como a Mais Transparente da Bahia, principalmente entre as cidades de médio e grande porte do país, com o Selo de Transparência. Ano passado recebemos o Selo Ouro. E essa premiação, além do reconhecimento, é uma forma que nós temos de devolver esse trabalho e ajudar para que toda a Rede Pública Municipal também possa desenvolver um trabalho de excelência e de transparência”, afirmou.
Segundo ele, em parceria com a Smed e com a Secretaria de Finanças, a STPC está no processo de implantar o Programa de Educação Fiscal e Controle no município.
Durante a manhã houve ainda a abertura oficial do evento e a palestra “Trajetórias do Africano em Território Brasileiro”, com o professor Natanael dos Santos, além da apresentação musical do Quinteto Griô.