A Secretaria Municipal de Educação (Smed) participa da 9ª Semana do Bebê, um trabalho intersetorial que está sendo desenvolvido desde segunda-feira (2), cuja programação segue até esta sexta-feira (6), e que traz, neste ano, o tema “Construindo o futuro: o poder do cuidado na primeira infância”. As unidades de ensino que atendem a educação infantil, 2 a 5 anos de idade, estão realizando atividades como contação de histórias, dramatizações, brincadeiras cantadas, caminhadas do cuidado, releituras de obras de arte e outras atividades lúdicas.

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Prof.ᵃ Heleusa Figueira Câmara atende a algo em torno de 126 crianças. Para a diretora Jelma Meira Alves, a Semana do Bebê vem para acolher as crianças menores. “O abraço é algo que algumas famílias não trabalham com a criança. É algo que cativa, uma maneira de acalentar a criança”, afirmou.

Durante a semana, a programação incluiu atividades como pintura, leitura e contação de história “Quero abraço, o que é que eu faço? ”. A aluna Valentina Figueiredo Alves, de 5 anos, afirmou estar gostando de participar da semana e das atividades. “O abraço é muito importante”, afirmou.

A questão da afetividade também está sendo observada no Cmei Monteiro Lobato, que atende a aproximadamente 270 alunos. Segundo a coordenadora pedagógica Priscila Ramos de Lima, a questão dos afetos está sendo trabalhada com os alunos em sala de aula, de maneira coletiva e individual. “Eles ouviram histórias que estão descritas em todo o planejamento sobre o abraço, e trabalharam a árvore dos afetos, construindo ali de maneira coletiva e trazendo para uma exposição no pátio”, explicou Priscila.

Os alunos confeccionaram pequenos corações como enfeites para associar também com o Natal, que está se aproximando. “Eles enfeitaram a árvore e muitos deles, que não vivenciam isso em casa, se empolgaram muito em estar participando desta atividade”, destacou a coordenadora.

A aluna Isabelle Moraes Souza, 5 anos, também afirmou ter gostado de participar da programação. De todas as atividades, a que ela mais apreciou foi a pintura. Para ela, foi importante trabalhar a questão dos sentimentos. Na sua simplicidade infantil, com poucas palavras, ela definiu muito bem a palavra abraço, ao se referir a ela como “carinho”.