A Escola Municipal Tenente-Coronel Manoel Joaquim Pinto Paca promoveu nesta sexta-feira (22), a Segunda Mostra de Artes. Desenhos, pinturas, colagens, mosaicos, esculturas, pontilhismo e grafismos foram produzidos pelos alunos da educação infantil ao quinto ano durante todo período letivo atual e apresentados aos pais e comunidade em geral. Este ano, um dos destaques foi a releitura da obra de Romero Brito.

Idealizadora e responsável pelo projeto, a professora de Artes, Lucinete Viana dos Santos Ferreira, disse que gosta de trabalhar com material reciclado e de fácil acesso. “Os trabalhos foram feitos com revistas, jornais velhos e pinturas simples”. Ela explica que na sala de aula prefere contextualizar. “Quando eu entro na sala, por exemplo, vou trabalhar mosaico, eu gosto de escrever no quadro a palavra mosaico, para atiçar as crianças sobre o que é, onde surgiu. Leve, uma coisa mais básica, porque eu trabalho mesmo é com a prática. Aí eu trago o material reciclável, adesivo para fazer mosaico, por exemplo, um potinho e fazem porta lápis, os desenhos com a colagem”. Depois ela junta, armazena e no final do ano realiza a exposição para que os pais e comunidade prestigiem o trabalho das crianças.

Aluna do quinto ano e com bonitos desenhos expostos, Nycolle Oliveira de Araújo descobriu desde cedo que gosta de pintar. “Eu ganhei umas tintas na escola e fui pintar várias coisas. Hoje gosto de fazer a arte com tinta, lápis, caneta, qualquer coisa”. Elogiou os demais trabalhos apresentados. “São muito bonitos. Sei quem tem esforço e atividades de cada um”. Para o aluno do quarto ano, Ellison Júnior, seus desenhos ficam bonitos quando faz nos momentos de lazer. “Se estou irritado, não ficam bons”. Seu primeiro desenho a chamar a atenção foi uma flor que fez para sua mãe. Também elogiou os trabalhos dos colegas e a exposição. Avó de Ana Andrade, aluna do primeiro ano, a técnica de Enfermagem, Maria Eli, elogiou os trabalhos. Visitando a exposição, ela afirmou que os trabalhos apresentados estão feitos com muito capricho. “Cada um que olhei, fiquei impressionada com a inteligência e talento das crianças.