Educação
Postado em 21 de novembro de 2018 as 18:12:50
Alunos da Escola Municipal Pedro Francisco de Morais participaram, nesta terça-feira (20), das atividades de encerramento do projeto “África”. Em sua 10ª edição, o evento também contou com a presença de pais e familiares.
Durante os dois meses de programação, os 400 alunos atendidos pela instituição desenvolveram atividades artísticas, participaram de palestras e fizeram pesquisas sobre o tema África. Exibição de curtas, apresentações de danças e teatro, além de desfile marcaram a culminância do projeto.
Na ocasião, os alunos apresentaram a História de Dandara e Kenderê. Escrita por Maria das Graças Sales, o texto reconta o mito de como os negros sobreviventes de um naufrágio foram parar em Rio de Contas. “Percebemos o maior envolvimento dos alunos em todas as etapas do projeto, pois no caso da peça, por exemplo, eles desenvolveram os figurinos e criaram o cenário”, destacou a diretora da Escola Municipal Pedro Francisco de Morais, Edna Lima.
A diretora também lembrou que desde o ano passado o projeto “África” se aliou ao “Trançando Africanidades”, ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Núcleo de Diversidade. “Ambos os projetos trabalham a questão do combate ao preconceito e ao racismo e tem contribuído para que essas práticas sejam eliminadas da escola”, completou.
Os estudantes apreciaram a iniciativa. Aluna de 9 anos, Maria Luísa de Melo, ressaltou que o projeto contribuiu para o seu desenvolvimento como pessoa. “Foi incrível. A gente aprendeu que todos têm que ser respeitados e parar de sofre racismo, pois todos somos humanos”, concluiu.