Educação
Postado em 6 de maio de 2023 as 17:10:57
Com o pátio lotado de pais e alunos, a Escola Municipal Padre Aguiar deu início ao projeto de leitura com o tema “Minha família também conta história”. A programação contou com apresentação de livros, palestra, contação de histórias, música na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e sorteio de brindes. O projeto vai envolver 370 alunos da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental.
- Mala Viajante
- Laylane e a diretora da escola, Jucélia Mendes de Oliveira
A coordenadora da escola e responsável pelo projeto, Laylane Farias, disse que a proposta visa trazer o encantamento da leitura não só para os alunos, mas também para a família. “O Território de Leitura, adquirido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), está incluso no plano, e também a maleta do viajante, na qual vão alguns livros de acordo com a faixa etária do aluno para o deleite com a família”, explicou.
Segundo ela, a proposta da mala do viajante é que a família sente com a criança e conte histórias. Quando a leitura é feita pelos pais, há toda uma questão emocional envolvida nesta leitura. O objetivo é trazer o encantamento e o envolvimento da leitura aos alunos e aos pais. “É isso que buscamos. A leitura amplia vocabulário e a leitura do mundo”, reforçou.
A professora Cristina Leilane de Azevedo, do Núcleo Pedagógico da Smed, fez palestra com o tema “A Leitura e o livro como bem cultural”. Ela enfatizou que neste intermédio livro, leitura e bem cultural, a família é o laço. “É quem vai fazer o intercâmbio, estabelecer as relações mais afetivas e efetivas. Sem a família nós dificilmente conseguimos avançar no incentivo e na formação de um leitor”.
Ela acrescentou que a escola é o suporte. “Tem papel preponderante em fornecer esse elo. Se a família não tem condição de ser esse alicerce, a escola vem no apoio. Nas famílias que já tem leitores, que possuem alguns livros, a escola pode ajudar a ampliar este repertório, contribuindo para que outras famílias também tenham esse trabalho”.
- Cristiana Leilane
- Kaane Cardoso
As crianças acompanharam atentamente as atividades, principalmente a contação da história “O grande rabanete”, apresentada pela monitora agente de leitura da Escola Municipal Iza Medeiros, Kaane Moreira Pereira Cardoso. Ela escolheu essa história porque se trata de um dos livros que constam no Território de Leitura e trabalha a unidade da família. “Uma história bacana, em que todo mundo tem que se ajudar para no final comer o rabanete. A família precisa estar unida, de mãos dadas. Todos podem se unir para levar a criança ao mundo encantado da leitura. Se a família faz esse momento, com certeza a criança terá o prazer da leitura”, explicou.
Para a confeiteira e líder empreendedora, Alvani da Silva Vieira Barreto, mãe dos alunos gêmeos do 5º ano, Gabriel e Samuel, de 10 anos, a Padre Aguiar é uma escola que proporciona uma interação muito grande entre família e escola. “Graças a Deus, incentivo muito a leitura, começando com a Bíblia mirim, sempre dei livros de presente para meus filhos. E vale ressaltar que há escolas que também cedem livros. Tenho uma filha que quando aqui estudou, participou e foi campeã do projeto”, lembrou.
- Alvani e os gêmeos Gabriel e Samuel
- A aluna Stella com sua mamãe, Cínthia, foi uma das contempladas no sorteio. Laylane e Prof.ª Denise