Educação
Postado em 29 de novembro de 2024 as 15:41:27

A cerimônia de encerramento da edição anual do Projeto Nacional Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), foi realizada nesta sexta-feira (29). A iniciativa do Fórum da Justiça do Trabalho Juiz Crésio Dantas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), tem como objetivo diminuir a distância entre a sociedade e a Justiça, com magistrados participando da vida escolar e alunos visitando instâncias judiciais.
À frente da iniciativa em Vitória da Conquista, o juiz dr. Marcos Neves Fava agradeceu e destacou o papel indispensável da Smed no processo. Segundo ele, esta edição foi uma das maiores implementações do projeto, que já tem 20 anos de existência, no Brasil. “Desejamos construir uma sociedade mais justa e solidária, e para isso, é necessário um trabalho coletivo para o sucesso. Parabéns a todos os envolvidos, especialmente e mais importante, aos alunos”, afirmou.
- Dr. Marcos Fava
- Edgard Larry
O secretário municipal de Educação, Edgard Larry, ressaltou a importância do Projeto TJC. “Quando fomos apresentados a essa proposta, ficamos encantados. Nossos alunos precisam de oportunidades, pois talento e capacidade têm de sobra. Promover a conscientização dos jovens sobre seus direitos e deveres por meio de atividades educativas é o caminho para o aprimoramento, amadurecimento e conscientização de cada um”, disse o gestor. “Vitória da Conquista é o município que mais avançou em número de alunos alcançados, totalizando 10 mil em todo o Estado da Bahia, o que é motivo de orgulho para todos”, acrescentou.
De acordo com o diretor da Escola Municipal José Mozart Tanajura, José Ferreira, a escola é privilegiada. “A Mozart Tanajura tem recebido muitos prêmios importantes, assim como o Projeto TJC, através do qual os alunos aprenderam o que não se ensina em sala de aula e agora podem compartilhar com suas famílias e a comunidade”, comentou.
- José Roberto
- Yuri Carvalho
Yuri Carvalho, aluno do 9º ano, afirmou que o programa permitiu que os alunos aprendessem mais sobre seus direitos e deveres como futuros trabalhadores, incentivando-os a refletir sobre o papel da Justiça do Trabalho na construção de uma sociedade mais justa. “Tivemos o privilégio de assistir a uma audiência e compreender melhor seu funcionamento. Foi um momento enriquecedor que ampliou nossa visão sobre o papel da Justiça no dia a dia e nos preparou para atuar no mercado de trabalho com responsabilidade e ética. Estamos certos de que levaremos os aprendizados aqui adquiridos para nossas vidas e para a construção de uma sociedade mais justa e consciente”, declarou o aluno.
- Desfile de alunos caracterizados por profissões
- Jogral apresentados pelos alunos

















