Nessa sexta-feira (31) foi realizada a cerimônia de encerramento da Semana de Conscientização do Autismo na Escola Municipal Professora Iza Medeiros. A atividade, realizada durante a semana, envolveu quase 2 mil alunos, parte deles da Escola Municipal Rainha da Paz, dos centros municipais de Educação Infantil Conselheiro Pedro Emílio Silva Passos e Regina Ramos Cairo, e da Creche Lar da Criança Meimei.

Idealizadora do evento, a professora da Sala de Recursos Multifuncionais da Iza Medeiros, Renata Sousa Brandão, disse que o objetivo principal foi o trabalho com empatia. “A criança aprender a se colocar no lugar do outro, conhecendo as características principais do autismo, o combate ao bullying relacionado ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), a conscientização sobre a necessidade da prioridade em filas, estacionamentos, auxílio na sala de aula regular por Auxiliares de Vida Escolar e a importância do cordão de prioridade”. Também foram utilizados gibis da turma da Mônica com o personagem André, que é autista.

A monitora e agente de leitura, Kaane Moreno Pereira Cardoso, apresentou uma história para que, de forma lúdica, os alunos entendessem melhor o tema. “A história é sobre ‘Meu Amigo Nil’, e se passa em uma escola municipal de Vitória da Conquista com a Bia. O Nil entra na escola e a Bia quer ser amiga dele. Porém, ele tem algumas limitações do autismo, e ela passa a pesquisar tudo sobre ele para poder ter esse contato e ser amiga. Ela aprende mais do que ensina. A história vem mostrar que é possível brincar, proteger, ser amigo, ter uma escola inclusiva com muito amor”. A peça foi uma adaptação do livro Meu amigo Nil, de Andréa Werner.

A vice-diretora Maria Celeste de Carvalho afirmou que a ação foi um sucesso. “Maravilhosa. Este dia é imprescindível em todos os âmbitos, familiar, escolar, trabalho de extrema importância que precisa acontecer sempre. Não deveria acontecer somente nas escolas, mas também nas igrejas, associações, na sociedade como um todo”.

O metalúrgico Fábio Santos de Jesus tem dois filhos autistas. O mais novo, Pedro Henrique Campos de Novais Jesus é aluno do 4º ano na Iza Medeiros. Para ele, o evento lhe deixou feliz em saber que há pessoas de responsabilidade na sociedade. “Lembrar desse dia importante, para que a sociedade venha a ter uma educação que saiba receber o autista. A sociedade precisa conhecer mais sobre o autista. Ele elogiou o trabalho desenvolvido pela escola junto aos alunos autistas “A maneira como os professores e a direção recebem os alunos autistas. O colégio está de parabéns”. Pedro também disse que valeu a pena participar e também elogiou a escola.

O secretário Edgard Larry parabenizou os professores, monitores e diretores que se envolveram nesta programação. “Isto deve ser feito permanentemente na rede, não pode ficar só nesta semana. Todo dia tem que se falar sobre inclusão social, autismo. Conversar, conscientizar, sensibilizar, orientar”.