Educação
Postado em 11 de maio de 2023 as 18:53:10
A Escola Municipal Iza Medeiros realizou nesta quinta-feira (11), o lançamento do Projeto de Leitura 2023, com o título “Da poesia ao mundo dos clássicos: A magia da literatura infanto-juvenil”. O objetivo é estimular a leitura entre os alunos, proporcionando um melhor desenvolvimento cognitivo, concentração e estimulando a imaginação. A Coopmac é parceira no projeto.
Responsável pela sala de leitura da escola e pelo projeto, a professora Kaane Moreno Pereira Cardoso explicou que os alunos vão pegar os livros durante todo o ano, levar para casa, ler e trazer um relato. “Assim nos que der o relato, será contabilizado. Quem ler o maior número de livros ganhará uma bicicleta”. Ela destacou que a parceria com a família é bem presente. “Fizemos reuniões e os pais estão bem motivados”.
- Kaane Cardoso
- Eneuda Vaz
- Edgard Larry
O secretário Edgard Larry representou a prefeita Sheila Lemos e foi homenageado pela sua obra poética. O gestor da pasta destacou a importância da escola em conviver com a comunidade sendo parceira da família. Sobre o Território de Leitura adquirido pela Smed, afirmou que o objetivo é proporcionar competências e habilidades diferenciadas nos alunos. “Projeto fundamental de grande conteúdo, com alcance para raciocínio e desenvolvimento cognitivo”. Agradeceu o apoio da Coopmac, sugerindo que a cooperativa apadrinhe a unidade.
Para a diretora Eneuda Vaz Sampaio Arruda um dia especial. Além da concretização do sonho do projeto, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os poemas do secretário Edgard Larry. “São poesias lindas e cada sala recebeu uma para trabalhar”. Houve recitação e exposição de cartazes inspirados nos poemas. “Creio que será um sucesso, o projeto incentivando as crianças à leitura”.
- César Neri
- Yasmim Santos
O Diretor Executivo da Coopmac, César Neri, agradeceu o convite da escola em poder ser parceiro no projeto com a doação do prêmio. “Fiquei alegre pelo que vi. Me encantou a qualidade da escola, a receptividade, o calor humano dos diretores, professores e das crianças”. Destacou que a importante missão de ser professor e se falou sobre firmar outras parcerias com a instituição. “Larry lançou o desafio e vou levar carinhosamente para a cooperativa. Se não puder apadrinhar, vamos estar sempre presentes nas iniciativas da escola”.
Yasmim Santos de Almeida, de 11 anos, é aluna da professora Milenna Alves Silva, do 5º ano C. Para a estudante, a leitura ajuda no desenvolvimento e na aprendizagem. “Um ótimo hábito. Para quem não sabe, é uma boa oportunidade para aprender”. Seu objetivo no final é sair pedalando em uma nova bicicleta.