Servidores que atuam na Prefeitura da Zona Oeste (PZO), permissionários dos boxes existentes no Centro Cultural Glauber Rocha e comunidade em geral participaram de uma atividade de conscientização em prevenção ao suicídio. Promovida pela Secretaria Municipal de Governo (Segov), por meio da Escola de Governo, a iniciativa aconteceu na manhã desta quinta-feira (28), na PZO.

Na ocasião, a psicóloga da Escola de Governo, Elionara Nolasco, falou aos presentes sobre a importância do autocuidado como forma de manter a saúde mental. Ela também destacou a necessidade de abordar o tema suicídio ao longo do ano, não somente durante a campanha do Setembro Amarelo.

Segundo a coordenadora da Escola de Governo, Lourdes Mendes, a programação faz parte de um conjunto de iniciativas com foco no servidor municipal, mas sempre que possível é ofertada também para outros públicos. “No caso de hoje, quanto mais pessoas conhecerem sobre o tema, mais tem condições de ajudar, não somente ouvindo aqueles que estão em sofrimento, mas também orientando e encaminhando essas pessoas para os serviços de saúde específicos”, ressaltou.

Sobre a difusão do assunto, o psicólogo do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast), Ernandes Mendonça, completou: “os servidores estão em vários espaços da cidade, e falando para os servidores eles se tornam multiplicadores em seus locais de atuação”.

A auxiliar de serviços gerais da PZO, Áurea Rosa da Silva, foi uma das participantes. Ela, que já conviveu de perto com familiares em depressão, declarou que todo o conhecimento adquirido foi muito proveitoso. E a artesã Rosânia Rocha avaliou a atividade de modo positivo. “Nunca tinha ouvido falar sobre o suicídio e a prevenção de uma forma tão clara. Antes eu pensava que era falta de Deus, mas hoje eu entendi que esse problema é uma doença”, concluiu.