Educação
Postado em 10 de maio de 2024 as 09:15:43
A Escola Municipalizada Carlos Santana realizou uma homenagem para as mães de alunos atípicos (que têm alguma deficiência), com uma programação no Orquidário Municipal Zilda Gusmão. Atividades de relaxamento, surpresas com a participação dos filhos, música, lembranças e lanche fizeram parte da ação.
Representando a prefeita Sheila Lemos, a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Viviane Ferreira, falou da importância de gerar um filho, do processo de gestação e pós-parto e da preocupação do Governo Municipal em criar políticas públicas para mulheres. “Estou representando a prefeita, o que muito nos honra, porque temos certeza de que toda a gestão caminha de acordo com os desejos dela, que são desejos de governar para pessoas, pensando em pessoas, dando dignidade e acesso a todas nós mulheres”, disse.
- Viviane falando para as mães
- Simone
- Sara
A diretora da escola, Simone Neri, explicou que as mães atípicas se desdobram ainda mais que as outras, muitas têm perdas, se tornam mães solo, com um casamento que não resiste ao fato de elas terem que se dedicar quase que exclusivamente ao filho, não poder trabalhar. “Às vezes elas evitam ter outro filho porque entende que o investimento, a dedicação e a atenção só vai poder dar para aquele que é especial. São mães com pouco tempo para si mesmas, para seu autocuidado, não só da aparência, mas do descanso, de relaxar e como escola queremos abraça-las”, afirmou.
Para Sara Romano, mãe do aluno Paulo Vítor Romano, que tem paralisia cerebral e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), o contato com o filho torna-se um aprendizado a cada momento. “Agora com essa evolução na educação para todos, esses alunos só tem a crescer e agregar”. Ela ainda acrescentou: “Somos mães, mulheres, além da nossa correria diária, é uma cobrança muito grande da sociedade, e às vezes não temos tempo para olhar, pra ver a natureza, é tudo muito corrido, e poder tirar um tempo para estarmos aqui, confraternizar, trocar experiências, isto aqui é maravilhoso, não tem preço”.