Apresentação do 9º ano A

Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, a Escola Municipal Alaor Coutinho realizou nesta quarta-feira (19) a culminância do projeto “Vozes Femininas da Conquista, Educação, Cultura e Resistência Negra”. O objetivo foi apresentar as mulheres que fizeram história em Vitória da Conquista, temática do 7 de Setembro, e reconhecer as questões étnico-raciais, valorizando essa cultura e aproveitando o que já havia sido discutido desde a Jornada Pedagógica.

Vice-diretora Jucinara, Coordenadora da EJA Aldina, Nilma e a diretora Rackeline Silva 

A coordenadora pedagógica da escola, Nilma Costa, explicou que se trata de um projeto interdisciplinar idealizado durante a Jornada Pedagógica 2025, que tratou da educação antirracista. “Esse projeto está englobando as mulheres que fizeram a história de Vitória da Conquista, do livro de Durval Lemos Menezes, e ainda puxamos o gancho para a questão da cultura e da resistência negra, tudo contemplado em um projeto único, interdisciplinar”, informou.

Na culminância, foram apresentadas produções dos alunos, envolvendo dança, música e teatro. “Uma manhã de muita informação e de riquezas que os nossos alunos estão apresentando”, ressaltou a coordenadora pedagógica.

João e Eloizy

Para a aluna do 7° ano, Eloizy Macedo, 13 anos, foi ótimo trabalhar no projeto. “Depois de vários dias ensaiando, está sendo muito importante falar sobre a cultura africana, os povos negros. Estou gostando demais”, disse. Sobre o racismo, ela afirmou que é algo que ninguém merece vivenciar. “Devemos tratar as pessoas da mesma forma que desejamos ser tratados. Eu não posso fazer racismo com outra pessoa”, observou.

O aluno do 6° ano, João Gustavo, 14 anos também avaliou positivamente o projeto. “Representou muito, apresentando diversidades culturais e religiosas de outras pessoas que devem ser respeitadas e desenvolvendo a nossa consciência sobre o racismo, que deve ser evitado”, ressaltou o estudante.