Desenvolvimento Social
Postado em 13 de novembro de 2025 as 16:37:07

A reunião contou com a participação de coordenadores e gerentes ligados a política de assistência social na Prefeitura
As equipes de gestão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) se reuniram nesta quinta-feira (13) para alinhar os fluxos de atendimento voltados às famílias atingidas pelas chuvas. A reunião contou com a participação de coordenadores e gerentes ligados às unidades da assistência social e teve como principal objetivo garantir respostas mais ágeis e eficazes nas ações de acolhimento às famílias afetadas pelas fortes chuvas que costumam ocorrer nesta época do ano.
Quando uma emergência climática acontece, as famílias que necessitam de apoio são atendidas inicialmente pelas equipes do Cras da localidade. Quando a situação ocorre no período noturno ou nos finais de semana, a Semdes conta com um grupo formado por servidores ligados às coordenações de Proteção Social Básica (PSB) e Proteção Social Especial (PSE), que permanecem de prontidão para atuar em situações emergenciais.
O primeiro passo das equipes da assistência social é realizar o acolhimento das famílias. Em seguida, são preenchidos dois formulários com os dados dos atendidos: um produzido pela própria Semdes, com informações simplificadas, e outro solicitado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), com dados mais específicos.
Quando a Defesa Civil emite alerta de risco para uma moradia ou área, as equipes da assistência social atuam para sensibilizar os moradores e garantir que eles sejam realocados para um local seguro. Famílias que possuem parentes na cidade são orientadas a buscar acolhimento temporário junto a esses familiares. Já para aquelas que não têm familiares no município, a Prefeitura disponibiliza acolhimento emergencial no Abrigo Pernoite ou na Casa do Andarilho, até que sejam feitos os encaminhamentos necessários para o Benefício de Aluguel Social.
- Nos últimos dias, a Semdes tem acompnhado as famílias atingidas pela chuvas
- Na quarta-feira (12), uma equipe da Semdes atendeu uma família que já foi contemplada com o benefício do Aluguel Social e conseguiu ser realocada para um local seguro
A partir do acolhimento, outras políticas públicas também podem ser acionadas, conforme as necessidades de cada família, como os serviços de saúde.
Para a diretora de Assistência Social, Irlane Gomes, o trabalho integrado é fundamental para que as respostas do poder público sejam rápidas e eficazes. “A assistência social tem um papel essencial em momentos de crise. Nosso objetivo é garantir que nenhuma família fique desamparada, atuando de forma articulada com as demais secretarias e com a Defesa Civil. Esse alinhamento interno é o que permite que as ações cheguem com mais rapidez e que cada família receba o atendimento adequado à sua realidade”, destacou a diretora.
O encontro também teve o intuito de reforçar a importância do preenchimento adequado dos formulários e da comunicação ágil entre as equipes. “Após as chuvas dos últimos dias, as equipes da Semdes têm buscado ferramentas para aprimorar a coleta de informações sobre as famílias atingidas, garantindo não apenas um melhor acolhimento, mas também a disponibilização de dados com mais agilidade aos demais órgãos públicos e à população”, explicou a coordenadora da Vigilância Socioassistencial, Thayse Fernandes.
- Irlane Gomes
- Thayse Fernandes
Ainda de acordo com Thayse, o aprimoramento do fluxo permitirá a emissão de boletins diários com informações sobre as famílias afetadas. Além disso, o processo de coleta e territorialização dos dados facilita o direcionamento das equipes para as áreas mais impactadas, como ocorreu nesta semana no bairro Jurema, que foi uma das localidades mais atingidas pelas chuvas, recebendo reforço das equipes da Semdes para intensificar o acompanhamento das famílias.









