Dando continuidade às atividades do projeto HealthRise, a Secretaria Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Coordenação da Atenção Básica e em parceria com a Universidade Federal da Bahia, está promovendo uma série de Oficinas de Capacitação em Protocolos de Hipertensão e Diabetes para médicos e enfermeiros das equipes de Atenção Básica do município. As oficinas acontecem nos dias 18 e 25 de Julho e no dia 1° de Agosto no Polo (Escola de Formação em Saúde da Família).

O projeto HealthRise é desenvolvido em alguns PSF da cidade com o apoio da Universidade Federal da Bahia. Durante os encontros, os participantes estarão conhecendo a linha de cuidados e os protocolos de cuidados em hipertensão e diabetes. Segundo o Coordenador do Projeto HealthRise em Vitória da Conquista, Dr. Márcio Galvão Guimarães Oliveira, um dos ministrantes da capacitação, a etapa faz parte do processo para implantação da política de educação permanente do município. “É um pontapé inicial que depois vai poder ser expandido para todas as outras linhas de cuidado”, afirma. Ele complementa: “A gente espera aumentar a resolutividade desses problemas de saúde prevalentes na população a nível de atenção básica”.

A capacitação inclui conhecimentos sobre o fluxo dos pacientes na rede de atenção e como devem ser realizados todos os procedimentos de todas as etapas do cuidado. A Dra. Welma Wildes, que também está ministrando a capacitação, explicou que esta é uma das ações que garantem que os objetivos do projeto sejam alcançados. Ela diz que “não tem como melhorar o cuidado com as pessoas com diabetes e hipertensão se não houver a capacitação dos profissionais para que eles cuidem melhor”.

Sobre as ações do HealthRise – Desde que chegou a Vitoria da Conquista, o HealthRise já promoveu diversas melhorias nas Unidades de Saúde da Família com vistas a implementar o tratamento e o atendimento de hipertensos e diabéticos. O HealthRise é um programa global da Fundação norte-americana Medtronic realizado no Brasil através de uma parceria com o Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL). Dois projetos foram selecionados no país, um deles, em Teófilo Otoni, Minas Gerais, e o outro em Vitória da Conquista.