O descarte irregular de entulho é um problema recorrente em Vitória da Conquista, com denúncias frequentes feitas por moradores e cobertura de notícias sobre os locais afetados. A Prefeitura oferece alternativas como dois aterros (Grupo Ladeia e o Aterro de Resíduos Sólidos situado na Cascalheira) e 10 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para descarte adequado, e orienta a população a denunciar a prática ilegal pelos telefones (77) 3229-3743/3229-3770 e 98856-3743.

Calçada da Avenida Terezina

Nesta semana, a Coordenação de Limpeza da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) surpreendeu um veículo descartando entulho em um passeio da Avenida Teresina, no bairro Brasil. O cidadão, que não é morador da rua, foi notificado. A equipe efetuou a limpeza do passeio nesta quinta-feira (6), retirando todo o entulho e orientou os moradores a ficarem atentos e a denunciarem os infratores. Essa ação é considerada crime, segundo a Lei Complementar 2.581/2021, que institui o Sistema Municipal de Coleta, Remoção e Destinação Final de Resíduos Sólidos, e o Código Municipal do Meio Ambiente, que estabelece as normas da Política Municipal de Meio Ambiente. A infração é passível de multa, que pode aumentar a depender do tipo e volume do material descartado.

Segundo a Sesep, o volume de entulho recolhido mensalmente chega a cerca de 3,5 mil toneladas. A Prefeitura tem orientado a população, por meio dos canais de comunicação oficiais, e também da imprensa local, a não descartar entulho e lixo em locais inadequados, pois essa ação é prejudicial ao meio ambiente, ocasionando sérios problemas à população, principalmente nos períodos chuvosos.

Luís Paulo

“A Prefeitura tem cuidado da cidade, com a coleta regular do lixo, nos dias e horários corretos, e com locais apropriados para o descarte de entulho, mas a população precisa se conscientizar de só colocar o lixo nos dias e horários da coleta, e não jogar entulho em locais inapropriados, porque somente assim vamos ter uma cidade 100% limpa”, disse o secretário de Serviços Públicos, Luís Paulo.