Na manhã dessa quinta-feira, 13, foi realizado, no auditório do Centro Municipal de Atendimento Especializado (Cemae), o encontro territorial do sudoeste baiano de preparação e mobilização para a Conferência Municipal de Assistência Social. Promovido pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) e pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes), o evento reuniu diversos representantes de municípios e teve o objetivo de discutir a organização da IX Conferência Estadual de Assistência Social e contribuir na realização das Conferências Municipais.

O Ceas definiu o processo de mobilização e participação como ponto de partida para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) na Bahia. “As conferências são um momento de conferir, um momento em que devemos estar junto da população e discutir nossa articulação, para dar conta das políticas públicas de assistência social dos municípios”, disse a representante da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Social, Celeste Viana.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, também falou sobre a iniciativa. “Nós estamos em uma fase de reestruturação dos serviços do Suas, e esse evento é importante porque abre os horizontes, no sentido de estender aos municípios as informações que precisamos para realizar as conferências municipais.”

O coordenador do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do município de Anagé, Paulo Nogueira, destacou a importância do encontro, que é uma ferramenta de troca de experiências entre os municípios. “Aqui discutimos novas ideias de como melhorar os serviços de assistência social do município. É também uma oportunidade para trocar experiências com os municípios, sabendo de suas peculiaridades”, disse.

Em Vitória da Conquista já foram realizadas 13 pré-conferências e outras duas estão programadas para próxima semana, totalizando 15 encontros de mobilização para a etapa municipal. A Conferência Municipal está programada para os dias 7 e 8 de agosto.