Desenvolvimento Social
Postado em 15 de janeiro de 2025 as 13:55:06
Representantes de diversas instituições se reuniram na 1ª Vara de Violência Contra a Mulher, na última terça-feira (14), com o objetivo de fortalecer as ações de enfrentamento à violência e de proteção às mulheres no município. O encontro discutiu estratégias de ampliação e aprimoramento da Rede de Proteção à Mulher e das políticas públicas voltadas ao combate à violência de gênero.
Durante o evento, a coordenadora de Enfrentamento à Violência, Monique Cajaíba, apresentou uma série de pautas relevantes, com destaque para a criação de um comitê específico da Rede de Enfrentamento à Violência. O comitê visa promover maior integração entre os órgãos envolvidos, otimizando a eficácia das ações no combate à violência doméstica.

As ações estão alinhadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), nesse caso, ao ODS 5: Igualdade de Gênero, que busca eliminar todas as formas de violência contra as mulheres e meninas, além de garantir a plena participação das mulheres em todos os níveis de decisão.
O secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, participou do encontro e abordou a importância de um alinhamento eficaz das políticas voltadas para as mulheres, destacando que as questões que afetam as mulheres também repercutem nas demandas relacionadas às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Farias enfatizou a necessidade de uma abordagem transversal, que envolva todas as esferas de proteção social.
Essa visão é uma manifestação do ODS 10: Redução das Desigualdades, que propõe a promoção da inclusão social e a eliminação de desigualdades de gênero e outras formas de discriminação.

A reunião contou ainda com a presença de membros do sistema judiciário e do Ministério Público, entre eles, o juiz da 1ª Vara de Violência Contra a Mulher, Alerson do Carmo, e a juíza da 2ª Vara, Mirna Fraga. Também estiveram presentes representantes da 16ª Promotoria Pública e da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), que reforçaram a importância da colaboração entre os órgãos para garantir maior eficácia nas medidas protetivas e nas investigações de casos de violência doméstica.
Essa cooperação é um reflexo do ODS 16: Paz, Justiça e Instituições Eficazes, que busca promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas, proporcionando acesso à justiça para todos.

O encontro foi considerado um passo significativo para o fortalecimento da rede de proteção à mulher em Vitória da Conquista, estabelecendo um compromisso conjunto entre as instituições e a sociedade para criar um ambiente mais seguro e justo para as mulheres em situação de violência. A proposta do comitê, agora um dos principais focos, busca consolidar as ações de enfrentamento de forma mais coordenada e eficiente, alinhando-se ainda mais aos ODS 16 e ODS 5.
Matérias relacionadas:







