A manhã desta sexta-feira (19) foi dedicada pelo Governo Municipal a duas importantes visitas: uma delas à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e a outra à Casa do Andarilho Cristo Liberta. Essas duas instituições, que prestam relevantes serviços ao município e estão inscritas no Conselho Municipal de Assistência Social, tem recebido todo apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).

Acompanhada da equipe da Semdes, a prefeita Sheila Lemos falou da importância da parceria e de como a Lei do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (Mirosc) ajudou a desburocratizar a destinação de recurso às entidades inscritas no Conselho Municipal de Assistência Social. “No passado, as entidades enfrentavam muita dificuldade, mas a partir da nova Lei nós provemos todas as entidades de qualificação para que elas pudessem acessar os recursos destinados a elas. Entendemos que o fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil  fortalece o nosso sistema de assistência social”, afirmou a prefeita.

Apae

A Apae, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla, atua em Vitória da Conquista há 46 anos, com serviços de educação, saúde e assistência social a quem deles necessita. A presidente da instituição, Maria do Carmo, destacou a importância da parceria com a Prefeitura. “Hoje estamos muito felizes com esta visita, bem no momento em que a gente está reativando o nosso consultório de odontologia, que é fruto dessa parceria com a Prefeitura. Esperamos continuar com este apoio”, declarou Do Carmo.

Maria do Carmo

A diretora administrativa, Daisy Placha, falou das dificuldades enfrentadas nas administrações passadas. “Felizmente, hoje, a relação com a Prefeitura mudou. Nós conseguimos, nessa gestão, aproximar a relação com o município e através dessa aproximação, conseguimos uma condição de atendimento muito boa”, comentou Daisy.

Casa do Andarilho

Na Casa do Andarilho, instituição que oferece serviço de acolhimento provisório para pessoas maiores de 18 anos, em situação de rua ou de passagem pelo município, a prefeita conheceu o espaço e conversou com a equipe administrativa. Segundo o presidente da instituição, Miguel Cabral, esta é a primeira vez, em 25 anos de existência, que um prefeito visita o local. “Para nós é uma alegria receber a prefeita de Vitória da Conquista, um marco para a nossa entidade que recebe. pela primeira vez, a maior autoridade do município. Sua presença reforça o nosso compromisso e parceria com o município”, salientou Miguel.

Casa do Andarilho

Durante as visitas, o secretário da Semdes, Michael Farias, reforçou a importância das OSCs como integrantes da rede municipal de assistência social. “O diálogo permanente com as OSCs nos ensina e é uma forma de aproximar com a realidade de cada uma das entidades não governamentais que fazem parte da rede Suas (Sistema Único de Assistência Social)”, destacou Michael.