Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (6), a prefeita Sheila Lemos e o superintendente de Proteção e Defesa Civil do estado, Heber Santana, trataram de questões preventivas e redução de riscos e danos sofridos pela população em caso de desastres.

Na ocasião, a prefeita destacou ações que estão sendo realizadas no município em preparação para as chuvas de fim de ano. Segundo Sheila, entre as ações realizadas estão limpeza de canais pluviais em vários bairros e loteamentos e de aguadas na zona rural, além de macrodrenagem em pontos considerados críticos.

A gestora também lembrou que apesar do envio de relatórios, documentação e todos os trâmites para receber recursos do Governo Federal para a recuperação de estragos ocasionados pelas fortes chuvas que atingiram o município no final de 2021 e início de 2022, o município ainda não foi contemplado. “Tivemos que realizar várias obras com recursos próprios, a exemplo da contenção da encosta no bairro Guarani”, destacou.

A distribuição de água potável na região também foi pauta do encontro, já que o município, por estar localizado no semiárido, sofre com a estiagem. O pleito da prefeita é que a Superintendência de Defesa Civil da Bahia atue junto ao Governo Federal para ampliação do programa. Segundo ela, “os esforços devem ser conjuntos, o trabalho deve ser feito em parceria, pois assim só quem ganha é a população”, completou.

O superintendente de Proteção e Defesa Civil da Bahia, Heber Santana, parabenizou a atuação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) não somente nos momentos de catástrofes, mas principalmente no que diz respeito à prevenção de danos. Na oportunidade, Heber citou a criação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil, que treina voluntários para atuar como apoio e contato direto com a Comdec.

Também estiveram na reunião, a coordenadora municipal de Defesa Civil, Rosa Freitas, e equipe, além do chefe de Gabinete, Lucas Dias, e do vereador Nildo Freitas.