O Governo Municipal recebeu na manhã desta quinta-feira (14),uma comissão de comerciantes da Praça da Bandeira e do Mercado de Artesanato. O encontro aconteceu na sala de reuniões do Gabinete Civil e teve como proposta dialogar sobre a infraestrutura daquela região. Para possibilitar uma resposta aos pleitos da comissão, a prefeita Sheila Lemos solicitou aos secretários de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura, e de Serviços Públicos, Luís Paulo, que também participassem do diálogo para falar do estudo realizado pela Prefeitura para melhorias no local.

Prefeita se reúne com comissão de comerciantes da Praça da Bandeira

A principal inquietação dos comerciantes é sobre a permanência deles nos espaços ocupados atualmente. Mas, a gestora os despreocupou. Segundo ela, o objetivo da gestão é colaborar com a melhoria do comércio, pois o papel do gestor é de cuidar para que toda a cidade se desenvolva de forma organizada e sustentável. Ela destacou a realização de um estudo para construção de um empreendimento na área, de modo que possa acomodar a todos, incluindo um estacionamento. “O projeto arquitetônico foi feito, mas não houve recursos necessários para executar a obra a contento. Como não podíamos fazer algo para favorecer apenas alguns, começamos a pensar em uma nova proposta, a exemplo da construção de uma cobertura. Esse é um compromisso feito com os senhores e será realizado ainda este ano”, disse a prefeita.

Em seguida, o secretário de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura, explicou que esteve na Praça da Bandeira avaliando os pontos de melhoria. Sobre a elevação do piso, por exemplo, decidiu realizar um estudo mais aprofundado para buscar uma solução possível e também eficiente. A respeito do escoamento das águas das chuvas, Yoshiura disse que a Prefeitura já pleiteou recursos para realizar uma macrodrenagem da cidade inteira, porque a água que chega ali vem da serra. Ele assegurou, ainda, que as ações que não dependem de solicitação de recursos serão executadas sem tardar.

E o secretário de Serviços Públicos, Luís Paulo, endossou: “É interessante essa parceria entre a comissão e a Prefeitura, porque conseguimos entender em conjunto quais são as principais demandas e quais são as prioridades”. Ainda conforme Luís Paulo, a comunicação também ajuda na questão dos cadastros e na tomada de decisões. “Quanto mais organizados vocês tiverem, melhor. Depois, é só assinar os termos de permissão e deixar tudo exato”, ratificou.

‘Satisfeitos’

Um dos incumbidos de representar a comissão foi Antônio Cleber Gomes, comerciante há mais de 20 anos. Para ele, a reunião é a prova de que o Governo Municipal está aberto ao diálogo: “Chegar até aqui já diz muito. Nós queríamos ser ouvidos, fomos e saímos com a certeza de que o que foi dito nessa sala será cumprido. Estamos indo para casa satisfeitos e com respostas plausíveis, mesmo sobre situações que no momento não podem ser resolvidas, mas que estão sendo acompanhadas pela prefeita Sheila Lemos, como ela mesma nos disse”, afirmou Gomes.

A presidente da Associação de Artesanato, Vanderlani Santana Souza, também esteve presente e comentou: “A gente quer continuar fazendo a nossa parte como cidadãos e mercadores, nos organizando, e é por isso que a gente aproveita esse momento para ouvir o que pode ser feito para nós e o que nós podemos fazer também. Enquanto associação, essa troca é muito boa”.