Notícias
Postado em 15 de novembro de 2025 as 08:30:51 e atualizado em 16 de novembro de 2025 as 16:45:40
Vitória da Conquista sediou nesta sexta-feira (14), o Fórum de Empregabilidade para o fomento de políticas de trabalho e, principalmente, inclusão social no município. O Fórum ocorreu na praça de alimentação do Centro Cultural Glauber Rocha. O espaço reuniu diversas empresas para oferta de vagas, recebimento de currículos e cadastramento de candidatos.

A ação teve como foco estimular a inserção no mercado de trabalho de desempregados e pessoas em situação de vulnerabilidade, com atenção especial a pessoas com deficiência, travestis e transexuais. Josyany Lus Ferreira era umas dessas pessoas em busca de emprego. Ela soube do evento através de uma amiga e se mostrava otimista: “Fui informada sobre a feira por minha amiga, Tieta, do Coletivo Finas. Estou presente com a esperança de encontrar uma oportunidade de emprego, algo que todos nós necessitamos. Acredito que a feira oferece grandes chances de sucesso”.
Josyany ressaltou a importância do trabalho para a dignidade: “Independente de qualquer questão, sou um ser humano e preciso de trabalho, em benefício próprio e de minha família. Muitos de nós, sem essa oportunidade, acabam vivendo nas ruas, e essa não é a vida que desejo para mim”, disse a moradora do Alto Maron.
A moradora do Cruzeiro, Eliete Araújo, desempregada há oito meses, conseguiu chegar ao Fórum após um aviso de última hora: “Uma colega falou, porém, dizendo que seria realizada amanhã. Aí soube pela TV que era hoje. Avisei a minha colega, que então me ligou confirmando que o evento era de fato hoje. Eu vim e agora vou procurar saber onde é que eu me encaixo”.
A psicóloga da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Jamília Brito, comentou que o evento obteve uma aceitação muito positiva da população, da indústria e do comércio. “As empresas responderam favoravelmente ao nosso convite, apresentando vagas e oportunidades. A comunidade LGBTQIA+ e pessoas com deficiência também estiveram presentes, inclusive participando das oficinas. Recebemos muitos participantes. Diante disso, avaliamos como uma iniciativa de grande sucesso e esperamos aprimorar nosso planejamento para continuar apoiando eventos como este”, avaliou.
- Josyany
- Eliete
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) ofereceu serviços de orientação profissional e desenvolvimento de carreira através do Projeto Rumos, além de gerenciar cadastros e agendamento de entrevistas pela Sala do Trabalhador. A programação foi complementada com oficinas e rodas de conversa sobre temas essenciais como elaboração de currículo, técnicas de entrevista e busca por vagas.
A Secretaria Municipal de Saúde participou ativamente com o Cerest, o Caav, a Assistência Farmacêutica e Nutricional e Imunização, oferecendo serviços essenciais como vacinação. A Smed levou 140 alunos das escolas Milton de Almeida Santos e Ridalva Correa de Melo Figueiredo para participar das oficinas e atividades, e cedeu três interpretes da Língua Brasileira de Sinais. A Coordenação LGBTQIA+, o Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Coletivo Finas também apoiaram a ação. O Colégio Estadual Adelmário Pinheiro também participou das oficinas.
Segundo Jamília, a união de esforços entre diversas secretarias para disponibilizar múltiplos serviços à população no Fórum de Empregabilidade foi importante para o sucesso do evento.
A iniciativa é uma colaboração da Agenda Bahia do Trabalho Decente, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, Ministério Público do Trabalho e a Prefeitura Municipal, com o apoio do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região.
O assessor Territorial da Agenda Bahia do Trabalho Decente, Gilberto Fontes, ressaltou a abrangência do programa e a parceria com a Prefeitura. “Atualmente, o programa atua em 27 territórios da Bahia. A Agenda Bahia orienta políticas públicas em nove eixos de atuação. Decidimos promover este feirão de empregabilidade após a realização de um seminário sobre o tema, voltado para pessoas com deficiência e pessoas transgêneras. Buscamos apoio da Prefeitura, que nos concedeu total suporte, inclusive com a disponibilização deste espaço e do Planetário, onde estão sendo realizadas as oficinas”, disse Gilberto.
Ele também mencionou a forte adesão das empresas: “Contamos com 16 empresas parceiras de diversos setores, como atacadistas, empresas de alimentos, empresas de gestão de recursos humanos e de comunicação. Tivemos um bom movimento. Acredito que não haverá outro feirão deste porte até o final do ano.”
A analista de recrutamento Leidy Paula Gomes, da empresa Mais Gestão e Serviços, expressou o orgulho em participar de uma ação tão inclusiva: “Sempre que possível, a empresa participa de iniciativas como esta, apresentando nossas vagas e nos esforçando para oferecer as melhores oportunidades. Estamos honrados em participar deste evento que aborda um tema tão relevante e importante: a inclusão social de pessoas com deficiência e da comunidade LGBTQIA+. É gratificante para nossa empresa estar presente e observar o interesse de tantos candidatos com qualificações notáveis, que merecem oportunidades no mercado de trabalho.”


























