A Associação Comercial e Empresarial de Vitoria da Conquista (Acevic) inaugurou, nesta quinta-feira (16), um espaço de atendimento no Centro Cultural Glauber Rocha, na Zona Oeste, cedido pela Prefeitura Municipal. A cerimônia foi realizada na área de eventos e contou com a presença de autoridades municipais, empresários e representantes de instituições parceiras.

A prefeita Sheila Lemos parabenizou a Acevic pela coragem de avançar. “A Zona Oeste vem crescendo muito em termos de negócios, com um comércio muito forte, várias instituições financeiras, a Prefeitura tem vários serviços aqui e, com a chegada da Acevic, vamos fortalecer ainda mais esse vínculo entre as instituições, o poder público, os pequenos e médios comerciantes e as pequenas indústrias da nossa cidade. Então, é uma parceria que tem tudo para dar certo. A Zona Oeste agradece e vamos desejar aqui as boas-vindas para esta associação comercial”, disse a prefeita.

Segundo a gestora, o Glauber Rocha está se transformando num centro cultural e comercial, com o Governo Municipal levando outros parceiros para lá. “Precisamos facilitar a vida das pessoas, por isso estamos trazemos mais parceiros como a CDL e os Correios, e aproveito a oportunidade para convidar também o Sebrae. Estamos todos imbuídos em ajudar o pequeno a se estruturar cada vez mais”, completou Sheila.

O presidente da associação, Raimundo Menezes Filho, disse que a Prefeitura está sempre de portas abertas. “É uma parceria fantástica e fica aqui o nosso agradecimento à Prefeitura Municipal, sempre contribuindo e fazendo com que realmente os projetos venham sendo realizados para poder ajudar o empresariado. E a associação, pensando nisso, entendeu a necessidade de a gente estar trazendo os nossos projetos, o nosso serviço, para poder fazer a junção com o que já tem aqui no Glauber. Já tem uns projetos maravilhosos que a Prefeitura administra e a associação está vindo para poder somar”, afirmou Raimundo.

Outra parceria com a Prefeitura é a Casa do Empreendedor, que já beneficiou 60 empreendedores. Um deles é Solimar Oliveira, que tem uma empresa de gelo. Para ele foi fundamental esse apoio para entender como a empresa funciona, molde da empresa, finanças, público-alvo, venda de produto, precificação. “Eu já tenho 10 anos com a empresa. O curso foi recente, mas foi um divisor de águas. A gente começa empreendendo com a força de vontade, com o querer e quando você tem o conhecimento fica mais fácil. Você tende a transitar no mar mais calmo”, disse. Sobre o novo espaço, o empresário opinou: “Sem dúvida nenhuma foi muito acertada essa vinda da Acevic para a Zona Oeste, porque é uma área muito grande, muito cheia de comércio, de empreendedores e precisa desse apoio”.

A necessidade do apoio específico aos empresários da Zona Oeste foi comprovada por meio de uma pesquisa feita pelo Sebrae, no ano passado. “Em 2023, fizemos um trabalho in loco nas empresas, ouvindo o empresariado da Zona Oeste e realmente vimos que a região tem vida própria com geração de negócios, ocupação e renda. Já estamos com a equipe atuando aqui e vamos avaliar esse convite da gestão municipal de instalar um posto aqui no Glauber”, alegou a gerente adjunta do Sebrae, Joseane Viana.

O evento ainda contou com a palestra “Construindo uma boa imagem empresarial”, ministrada por Rebeca Lisboa, que mentora, na área de Comunicação Estratégica, mais de 200 empresas e startups. Também participaram da frente de honra do evento, o gerente de Negócios da Desenbahia, Victor David Filho, e a diretora da Sicoob Credcoop, Rejane Silva de Almeida.