Educação
Postado em 4 de março de 2023 as 09:31:32 e atualizado em 7 de março de 2023 as 11:38:06
O Planetário Prof. Everardo Públio de Castro foi palco de uma palestra com o tema “Cansado da vida na Terra? Que tal se mudar para Marte? ”, com o Prof. Dr. José Bezerra Pessoa Filho. O objetivo do encontro foi mostrar às pessoas que ao invés de se pensar em “saídas de emergência” que não são viáveis, na verdade se faz mais necessário cuidar do próprio planeta.
O palestrante destacou que a escolha do tema da palestra teve o propósito de provocar as pessoas, pois, no entendimento dele, o dia de ir a Marte vai chegar, mas ainda estamos a décadas de distância. Ele explicou que para ir da Terra à lua são três dias e você consegue voltar. Mas daqui a Marte demora oito meses e não se consegue voltar antes de 2 anos e meio. Isso, segundo ele, tem a ver com as leis da Física e com a tecnologia que nós temos hoje disponível. “Então, apesar de termos evoluído muito tecnologicamente, cientificamente e também em termos de conhecimento, já foram enviadas cerca de 50 espaçonaves não tripuladas para Marte, e ainda conhecemos muito pouco do planeta. Por isso, viver em Marte não é uma tarefa simples e imaginar que nós possamos transportar junto aos seres humanos tudo aquilo que eles vão necessitar para viver ali é inviável”, disse.
Bezerra afirmou não ser contra a exploração de Marte, mas disse que não concorda com a ideia de vender às pessoas a ilusão de que há um plano ‘B’, ou seja, se as coisas derem errado na Terra, a população se muda para Marte. “Isso é absolutamente falso, não há nenhuma margem para você defender uma ideia dessa”, completou.
O técnico de laboratório no IFBA, Igor Lincoln, considerou a palestra muito esclarecedora. “Trouxe muitas informações sobre a relação do espaço em si com a vida aqui na Terra. Todo esse avanço tecnológico que acontece e já aconteceu no espaço e que tem uma relação direta com a questão política, a questão da vida aqui na terra em geral”. Para ele o ideal é a preservação do nosso planeta. “Essa ideia de morar em outro planeta, de viver em Marte, por exemplo, como essa missão nova que existe, é uma coisa muito surreal, muito da cabeça do ser humano e muito fora da realidade”.
- José Bezerra
- Igor Lincoln
- José Bezerra e Tina Rocha
A coordenadora do Planetário, Tina Rocha, parabenizou o palestrante pela palestra. Agradeceu em nome da Secretaria Municipal de Educação (Smed) pela gentileza que ele teve em atender ao convite, prestando esse serviço à comunidade, principalmente pelo fato de ser o primeiro evento promovido pelo Planetário “E garanto que vamos ter muitos outros”, disse.
Planetário – Para visitar o Planetário Everardo Públio de Castro, é necessário fazer o agendamento pelo telefone e WhatsApp (77) 3421-4271, ou pelo formulário disponível neste link. A equipe do planetário retornará o contato confirmando a vaga.