Nesta segunda-feira (24), é celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A data é estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do tratamento da doença. A Secretaria Municipal de Saúde realizou o Dia “D” de Combate à Tuberculose na Feirinha do bairro Brasil, no domingo (23), e a capacitação com a equipe do Consultório na Rua e Centro Pop e Serviço de Abordagem Social, na sexta-feira (21).

A ação de domingo foi desempenhada com o objetivo de levar informações à população sobre a tuberculose, principalmente no que diz respeito a esclarecimento dos sintomas e conscientizar a população a procurar a unidade de saúde mais próxima ou o Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária nos casos suspeitos. “O serviço educativo foi realizado com sucesso e agora aguardamos o comparecimento das pessoas sintomáticos em nosso serviço”, disse a gerente da unidade, Rosilda Ferreira.

A gerente explicou que o serviço municipal é um centro de referência em Vitória da Conquista que trabalha com a prevenção, o diagnóstico e o tratamento. “Além do atendimento aos pacientes, a gente faz essas ações educativas com a população e com os profissionais de saúde e da assistência social. Temos essa articulação com toda rede para que o paciente seja beneficiado, para que todas as informações sejam repassadas tanto em rede quanto para os profissionais que estão vinculados à rede”, comentou Rosilda.

Treinamento sobre prevenção e cuidado com a população em situação de rua

Na capacitação direcionada aos técnicos que lidam com a população em situação de rua, o debate foi sobre as pessoas em vulnerabilidade social e a articulação da rede para que este público esteja cada vez mais próximo do serviço, para que a condução do tratamento desse paciente seja mais rápida.

“A gente trouxe a dificuldade que temos ao falar em tratamento e transmissão da doença com esses pacientes em situação de rua, porque eles vivem em vulnerabilidade e às vezes a gente não consegue concluir o tratamento e eles podem transmitir a doença”, disse a ministrante do treinamento, a enfermeira Simone Maria Galvão.

O gerente do Consultório na Rua, Naelson do Carmo, falou da importância do treinamento e da referência que é o Centro Municipal de Pneumologia. “A capacitação vem para somar com a equipe, fazer esse ponto de acuidade para a nossa gestão, vem para fortalecer também esses vínculos. E ainda mais receber a orientação, saber que o tratamento existe e que a gente tem um centro que é referência aqui na Bahia e também no Brasil, e que a gente pode pegar os nossos pacientes e estar encaminhando, e sabendo que eles terão um tratamento e sairá nesse período todo de um ano já com alta”, comentou.

A técnica de referência do abrigo pernoite para pessoas em situação de rua, Larissa Bahia, também ressaltou a necessidade dessas formações. “Eu acho que a gente precisa de ações assim para qualificar o serviço que a gente está oferecendo. No âmbito da nossa rotina, quando há sintomas, orientamos o usuário a procurar o serviço. E uma coisa que nos ajuda muito é essa articulação que a gente tem com o Consultório na Rua e com o próprio Caav. Sempre que a gente faz os encaminhamentos, o usuário vem e tem, geralmente, respostas positivas do atendimento”, disse a servidora.