“Um, dois, três bênçãos que não têm fim. Perco as contas”. Ao som de Day Macário, começou o evento da Prefeitura de Vitória da Conquista, no Centro Cultural Glauber Rocha, dedicado exclusivamente às mulheres. Na sequência, a prefeita Sheila Lemos mandou uma mensagem às mulheres já que, por motivos de saúde, não pode estar no evento. A secretária municipal de Políticas para Mulheres, Viviane Ferreira, acompanhada da secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, e da ex-vice-prefeita Irma Lemos, desejou boas-vindas às mulheres presentes.

“Por recomendações médicas ainda não posso me fazer presente com vocês neste momento festivo, mas podem ter certeza de que estarei aí em pensamento”, informou a prefeita, e ainda desejou: “um grande dia para todas as mulheres presentes neste lindo evento. E eu desejo do fundo do coração que nós sejamos mais respeitadas a cada dia daqui pra frente”.

Sheila ainda anunciou duas importantes políticas que passam a vigorar no município: a Unidade de Acolhimento de Mulheres em Situação de Violência, conhecida por Casa Rosa, que vai acolher mulheres vítimas de violência, e o Selo “Mais Mulheres” para certificar empresas que contratarem vítimas de violência doméstica. “Em Vitória da Conquista, nós cuidamos de nossas mulheres. A Casa Rosa e a sanção da lei são mais uma iniciativa para cuidar das nossas mulheres”, declarou.

A primeira secretária da Mulher, pasta anunciada no evento do ano passado e instaurada ainda em 2023, ressaltou essa conquista. “Para Vitória da Conquista, para todas as mulheres, é um momento de grande conquista, porque a nossa prefeita ao instituir uma secretaria garante às mulheres efetivamente a representação e não só o seu espaço de fala, mas efetivamente políticas voltadas para a sua real proteção”, disse.

Viviane lembrou da importância de celebrar o Dia Internacional da Mulher e das políticas públicas de garantia dos direitos das mulheres implantadas no Município, “pois não tínhamos essa representatividade, esse espaço de voz, e hoje nós conquistamos e vocês são representadas por nós. Nós chegamos num momento em que podemos ocupar mais espaços, concorrer a cargos políticos”, declarou a secretária de Políticas para Mulheres.

A ex-prefeita e ex-secretária municipal de Desenvolvimento Social, Irma Lemos, também ressaltou a diferença que a Secretaria de Políticas para Mulheres vai fazer. “Quero dizer para vocês, mulheres, que nós não vamos parar, nós não podemos parar. Hoje nós temos a coisa que mais queríamos, lutamos e conseguimos que é a Secretaria da Mulher. Vocês não podem imaginar o quanto isso vai ajudar as mulheres da zona urbana e da zona rural”, disse.

Mulheres que inspiram

No quadro “Mulheres que inspiram”, Patrícia Sousa dos Santos, que foi vítima de violência e é atendida pelo Centro de Referência Albertina Vasconcelos (Crav), deu o seu depoimento e incentivou outras mulheres que estão passando por essa situação. “Hoje eu olho para trás e tenho orgulho de ter enfrentado, de ter falado assim como eu tô falando aqui para vocês, todas as verdades. Eu carrego amor, respeito, liberdade para que todas as mulheres que estão aqui hoje possam ser representadas na minha palavra”, comentou.

A Banda da Guarda Municipal ainda executou a música “Maria, Maria” e distribui rosas para as mulheres.

Maria da Ajuda Luz, 64, veio do Oiteiro e acompanhou todas as falas. “Ganhei meu dia hoje. Estou amando. Tá lindo. Deus está abrindo a porta que é para acolher as mulheres que sofrem e essa família. Parabéns”, disse.