A Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Vitória da Conquista teve dois importantes reconhecimentos em 2024: um na área tecnológica, com a implantação das matrículas on-line, e o outro pelo compromisso com alfabetização. Os investimentos foram realizados com a finalidade de melhorar cada vez mais o ensino público municipal.

O primeiro investimento foi no sistema de matrículas online, que começou a ser implantado gradativamente. Em 2021, para crianças de 2 e 3 anos. Em 2022, abrangeu a Educação Infantil, e em 2024, toda a Rede Municipal de Ensino. Com esta iniciativa, acabaram-se as longas filas que os pais faziam nas portas das escolas para garantir a matrícula dos filhos.

Mesmo sendo o primeiro ano de implantação para toda a rede, o projeto foi tão positivo e inovador que a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Smed, recebeu, no dia 13 de agosto, o prêmio “Inovação Tecnológica: Matrículas Online”, em cerimônia realizada no auditório do Centro de Aperfeiçoamento Profissional (CAP) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). O prêmio foi entregue pela Empresa Porvir, em parceria com a Mind Lab.

No dia 5 de dezembro, a gestão municipal recebeu ouro no “Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização”, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). A premiação é uma certificação destinada aos municípios que demonstram excelência na implementação de práticas eficazes para a alfabetização de crianças na educação básica, especialmente no ciclo de alfabetização (1º e 2º ano do Ensino Fundamental). Com foco na gestão, a avaliação envolveu a aquisição e distribuição de material, formações e capacitações dos professores e acompanhamento nas unidades escolares.

Jornada Pedagógica

Pedagógico

Nos dias 15 e 16 de fevereiro, com eventos na escolas e no Cemae, foi realizada a Jornada Pedagógica com o tema “Desafios Pedagógicos Contemporâneos: inclusão e garantia das aprendizagens”. O palestrante foi Jaílson Pinheiro. No evento, foi realizada a posse dos gestores escolares eleitos para o biênio 2024-2025.

No dia 11 de maio, a Smed, por meio da Coordenação das Escolas do Campo e Escolas Nucleadas, promoveu formação para os professores com o tema “Decolonialidade em debate: repensar as práticas e transformar vidas!”, com o intuito de refletir sobre currículos e práticas pedagógicas da educação.

A Smed e o jornal A Tarde promoveram uma série de formações com professores da Rede Municipal de Ensino, entre os dias 4 e 6 de junho. Os temas trabalhados foram “Construindo um Jornal na Escola”, para professores de Arte do Ensino Fundamental 2 e da Educação de Jovens e Adultos (EJA); “Leitura de Imagens”, para professores de Matemática e Geografia do Ensino Fundamental 2; e “Alfabetização e Letramento” para os docentes do 3º ano do Ensino Fundamental 1.

No 2º semestre, no dia 16 de julho, a Smed lançou o programa “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada – Leitura e Escrita na Educação Infantil (Leei)”. A cerimônia foi realizada no auditório do Colégio Estadual Prof.ᵃ Heleusa Figueira Câmara, com a presença de professores e coordenadores da Educação Infantil, além de crianças de quatro a cinco anos.

A Smed promoveu uma capacitação para os professores dos anos iniciais (1º ao 5º) sobre o projeto Território da Leitura, no dia 13 de setembro. O evento aconteceu no foyer do Planetário Professor Everardo Públio de Castro, com o tema “Contação de Histórias: quando a literatura e o teatro se encontram”.

Ainda em setembro, no dia 22, foi realizada a abertura do Encontro “Diálogos Étnico-Raciais: Por uma Educação Antirracista”, com a palestra de abertura “Trajetórias do Africano em Território Brasileiro”, com o historiador, pesquisador e escritor Natanael dos Santos, além da participação musical do Quinteto Griô.

No dia 24, ocorreu a oficina de implantação da coleção “Minha África Brasileira e Povos Indígenas”. A atividade foi realizada no Núcleo Pedagógico da Smed e no auditório do Cemae, sendo destinada aos coordenadores e professores da EJA Noturno, além de docentes dos Anos Iniciais e Finais e da EJA Diurna. Foi a finalização do encontro “Diálogos Étnico-Raciais: Por uma Educação Antirracista”.

Em 25 de outubro, a Smed, por meio da Coordenação de Educação Especial Inclusiva do Núcleo Pedagógico, promoveu formação do teclado Tix Letramento, para os professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). Trata-se de uma importante ferramenta tecnológica que auxilia no ensino das crianças com deficiência.

No dia 11 de dezembro, no templo da Igreja Batista Nacional Candeias, a Smed participou da cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), oferecido pela Polícia Militar (PM). Neste semestre, foram alcançados 5.803 alunos de 31 escolas das zonas Rural e Urbana, e 19 participaram da solenidade.

Jogos estudantis

Os jogos estudantis começaram no dia 20 de abril, em cerimônia oficial no Estádio “Murilão”. Após as disputas pelos polos, as finais foram disputadas na quadra do Estádio Municipal Edvaldo Flores. No dia 18 de maio, houve o Festival de Atletismo e, em 14 de setembro, o Festival de Artes Marciais.

A novidade deste ano, nos jogos estudantis, foi a inclusão. No dia 7 de novembro aconteceu a primeira edição dos Jogos Paradesportivos. Cerca de 130 alunos com deficiência, matriculados no Ensino Fundamental 2, participaram das modalidades vôlei sentado, bocha, tênis de mesa e capoeira.

Na manhã do dia 7 de dezembro, Vitória da Conquista foi uma das 121 cidades brasileiras – sendo a única da Bahia – a promover o Festival Paralímpico, contemplando cerca de 200 alunos com deficiência matriculados nos anos iniciais da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa envolveu a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), a Associação Paradesportiva do Interior da Bahia (Apib) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Vôlei Sentado, bocha e atletismo. EF I e II.

Infraestrutura

O trabalho de revitalização das unidades escolares também continuou. Passaram por ampla reforma e foram entregues em cerimônia oficial para a comunidade as Escolas Municipais Afonso Hoffman, Goiabeira 2, Fazenda Santa Marta, Lagoa do Arroz, Prof.° Ismael Souza, Raul Pompéia, em Itapirema, Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Jardim Valéria, Iara Cairo, Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Anna Geruzia Bittencourt Ferraz, e Baixa da Fartura.

No dia 27 de junho, foi inaugurado o novo prédio da Escola Municipal Antônia Cavalcanti da Silva, cuja obra foi executada no valor de R$ 5.702.220,34. Numa área total de quase 4 mil metros quadrados, e mais de 2 mil quadrados de construção, a escola tem 11 salas de aula, salas de informática, de recursos multifuncionais, de professores, coordenação, direção, mecanografia, guarita, biblioteca, recepção, cozinha, área de serviço, refeitório, almoxarifado e sanitários, além de um pátio coberto destinado a reuniões, eventos e apresentações.