Os adolescentes se reuniram na sede do Centro de Referência de Assistência Social

Cerca de 80 educandos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) participaram de uma confraternização na tarde dessa sexta-feira, 14, na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Bairro Vila América. Além de moradores do bairro-sede, o evento reuniu também adolescentes que frequentam as atividades do programa na Urbis VI e na Morada dos Pássaros. Ao longo do ano, eles participam de oficinas de percussão, hip hop e dança, além de diversas palestras educativas contextualizadas à realidade dos jovens.

Larissa Nascimento

Segundo a psicóloga Larissa Nascimento, que atua no Cras do Vila América, o ProJovem oferece aos adolescentes – todos com idade entre 15 e 17 anos – uma oportunidade de sair da situação de vulnerabilidade social em que se encontram. “A ideia é trazer para eles noções de cidadania, colocando-os em ambientes que os façam crescer e proporcionam outras visões de mundo”, explica Larissa.

Descobrindo talentos– A estudante Luciana Maria de Souza, 17 anos, participa do ProJovem há três anos. Ela conheceu o programa pouco tempo após chegar ao Vila América, onde mora até hoje. Através de uma amiga, começou a frequentar as palestras e oficinas com a irmã. Segundo ela, o contato com novas pessoas a ajudou a se socializar. “Quando cheguei aqui, não conhecia ninguém direito. Fiquei conhecendo meu próprio bairro através do ProJovem”, conta a adolescente.

Luciana Maria de Souza

Com o tempo, em meio à participação nas oficinas, Luciana descobriu um inesperado talento para a percussão. Além disso, ela aprecia também as palestras ministradas por pessoas que conseguiram abandonar o vício em drogas. “Quando acontecem essas atividades, a gente fica sabendo que não deve ultrapassar certos limites”, observa.