Com a proposta de promover a valorização da cultura negra, o Programa Conquista Criança, desenvolvido pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, deu sequência, nesta quarta-feira, 20, à Semana da Consciência Negra, com a exibição de curtas-metragens no espaço do Programa Janela Indiscreta, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Rafael Oliveira

Nesta tarde, foram exibidos o curta “Meu amigo Nietzsche” e um episódio do seriado nacional “Cidade dos Homens”. “Foi bastante interessante assistir aos filmes com os colegas. Percebemos que nosso país ainda conta com muito preconceito”, disse o educando Rafael Oliveira.

Fabiano Alves

O pedagogo do Conquista Criança e coordenador da atividade, Fabiano Alves, falou da necessidade de proporcionar o resgate da cultura africana. “O dia de hoje é muito representativo. Trata-se da data de morte de Zumbi dos Palmares, o único herói negro da nossa história. A Semana da Consciência Negra nos traz um sentimento de pertencimento à cultura negra, ao tempo que incentiva a busca pelo conhecimento da história africana e sua contribuição para a cultura brasileira”.

Tamara Chequer

A monitora do Programa Janela Indiscreta Cinevídeo, Tamara Chequer, comentou a iniciativa. “O cinema é cada vez mais fonte de aprendizado e surgiu a oportunidade, na Semana da Consciência Negra, de apresentar aos educandos filmes que representem o cotidiano dos negros”, disse.

A programação da Semana da Consciência Negra segue até o dia 22 de novembro.