A Secretaria Municipal de Educação (Smed) capacitou mais 150 Auxiliares de Vida Escolar aprovados no último processo seletivo para atuar como cuidadores de alunos com necessidades especiais. A capacitação aconteceu no Centro de Aperfeiçoamento Profissional (CAP), na Uesb.

Gilnúbia

A professora Gilnúbia Mendes da Silva falou sobre a “Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva”. Ela destacou que a educação inclusiva compreende a educação especial dentro da escola regular, de forma a transformar a escola em um espaço para todos, voltada para a cidadania global, plena e livre de preconceitos, algo que reconhece e valoriza as diferenças.

O graduando em Artes, Laércio Moura de Souza, afirmou ser um apaixonado pela educação. Ele abriu mão do emprego que tinha de cinco anos com registro em carteira para atuar como cuidador. Para ele, é importante um professor passar por esse tipo de formação independente da área de atuação. “Estar aqui para atuar como Auxiliar de Vida Escolar é bom pra gente refletir: é a área de educação mesmo o que eu quero? Porque lá, sim, você vai saber se realmente ama a educação”.

A graduada em Serviço Social, Flávia Amado, considerou a capacitação como algo de extrema importância. “Muitos de nós aqui não têm consciência da realidade na Rede Municipal de Educação com relação aos cuidados necessários para lidar com essas crianças com deficiência. A capacitação vai nos nortear para o melhor desenvolvimento do trabalho. Saber lidar com as crianças, poder dar a elas uma condição de realizar a sua atividade escolar, o seu aprendizado com mais cuidado, amor e atenção”, disse.

O encontro de capacitação contou também com a presença de representantes do Corpo de Bombeiros, que passou instruções sobre primeiros socorros.