Desenvolvimento Econômico
Postado em 24 de julho de 2013 as 11:23:35
No início deste mês, no bairro Patagônia, foi promovida a Assembleia Geral de Fundação da primeira cooperativa de trabalho, formada por trabalhadores vinculados aos grupos de Economia Solidária de Vitória da Conquista, da Secretaria de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre). A Cooperativa de Trabalho Solidário em Produção de Alimentos (Trascoop) surgiu a partir do diálogo entre diversos empreendedores e a coordenação de Economia Solidária, e vem para atender a uma demanda antiga do movimento pela criação de uma entidade que proporcionasse ao mesmo tempo um local de produção e uma oportunidade de comercialização.
Durante a assembleia, foram discutidas as regras de funcionamento do empreendimento, que terá como foco principal a produção de doces derivados da banana. A Trascoop inicia suas atividades com um quadro de 40 cooperados, que trabalharão numa estrutura moderna e com alto padrão de qualidade, para que haja uma rápida inserção no mercado local e regional.
Segundo o coordenador de Economia Solidária, Geovane Viana, fomentar ações como essa faz parte da ação do Governo junto aos empreendedores solidários e cria oportunidades de ampliação da renda das famílias do segmento. “A fundação dessa primeira cooperativa de trabalho a partir dos próprios grupos locais mostra a maturidade do movimento, bem como sua capacidade de criar alternativas de sobrevivência no mercado. Cabe à coordenação incentivar e apoiar esse tipo de iniciativa”, finaliza o coordenador.
O secretário Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico, Eliabe Gouveia, afirma que “no âmbito do Governo Participativo, a Semtre é responsável por fomentar o desenvolvimento econômico da cidade como um todo. Neste sentido, colaborar com uma ação que surge do interior de um movimento que recebe apoio da Administração Municipal desde os primeiros momentos de nossa gestão é muito gratificante”, conclui o secretário.
“Essa iniciativa vai ajudar muitas pessoas que estão à procura de oportunidade de trabalho e renda”. A afirmação é do presidente do Grupo de Economia Popular GEP, Arnaldo Ramos. Já a presidente da Associação de Economia Solidária, Armando Fernandes, que já atua no segmento de produção de doces, destaca que, “com essa nova cooperativa funcionando, poderemos firmar parcerias inclusive com o poder público e participar como fornecedores para vários setores”.
Participaram da reunião representantes dos grupos GEP, da AEPS, do Friboart, do Instituto Incluso e de convidados da comunidade, além do coordenador de Economia Solidária, Geovane Viana, representando a Semtre.
Saiba mais – A Trascoop funcionará nas proximidades da feira do Patagônia e deverá iniciar suas atividades de produção ainda neste mês.
Apoio Constante – A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Coordenação de Economia Solidária, ajuda na organização de empreendimentos coletivos do segmento, além de promover a formação e a qualificação de novas pessoas interessadas em fazer parte do movimento solidário.
As Feiras de Economia Solidária vêm se consolidando como um dos principais momentos de comercialização dos grupos de artesanatos locais. Elas são oportunidades para os artesãos comercializarem seus produtos em diversos espaços públicos do município e em eventos comemorativos, como o Natal da Cidade e o São João.