Moradores do distrito de José Gonçalves e comunidades vizinhas, localizadas na zona rural de Vitória da Conquista, participaram, na tarde deste domingo, 3, da segunda plenária preparatória para o 10º Congresso do Orçamento Participativo. Durante a reunião, realizada no Centro Educacional Moisés Meira, as pessoas tiveram a oportunidade de apresentar suas demandas, conhecer melhor o orçamento municipal e as obras realizadas pela Prefeitura.

Para o secretário municipal de Governo, Edwaldo Alves, o Orçamento Participativo (OP), implantado no município a partir de 1997, é um verdadeiro exercício de democracia: “Nós acreditamos que todos os recursos são oriundos da população e devem retornar para ela, por meio de obras e melhorias. O Orçamento Participativo nos auxilia a prestar contas para os moradores e também dá a oportunidade para a comunidade escolher em que o dinheiro será aplicado”, destacou

Ernestino Freitas, mais conhecido como Tozinho, participou como delegado de todos os congressos do Orçamento Participativo

Grande parte das pessoas presentes na plenária acompanham o OP há vários anos e reconhecem a importância dessa iniciativa. Seu Ernestino Freitas, mais conhecido como Tozinho, participou como delegado de todos os congressos do Orçamento Participativo. “É importante que a comunidade participe, porque é um canal de diálogo com o Governo Municipal. Aqui é um espaço destinado para discussão conjunta, a fim de melhorar a vida da população”, disse.

Morador de José Gonçalves, Eunápio Novaes Silva

Para o morador de José Gonçalves, Eunápio Novaes Silva, é fundamental saber em que o dinheiro público é aplicado: “Eu acho muito importante, porque nós já conseguimos muitas coisas através do Orçamento Participativo. Também é uma forma do Governo Municipal mostrar para a população como o dinheiro está sendo investido. Tudo de uma forma clara e de fácil entendimento para a população”, disse.

A técnica em Agropecuária, Vitória Alves, também reconheceu as melhorias obtidas por meio do Orçamento Participativo. “Eu sou do povoado de Xavier e vejo o OP como uma ferramenta de suma importância para a população. Eu participei da plenária em 2011 e tivemos seis reivindicações atendidas e estou participando novamente porque sei que seremos contemplados com melhorias”, afirmou.

A técnica em Agropecuária, Vitória Alves

Ao final do encontro, foram eleitos 5 delegados e 3 suplentes para representar a região no Congresso do Orçamento Participativo, que será realizado no dia 8 de junho.

Também estiveram presentes na plenária do povoado de José Gonçalves membros do Governo Municipal, entre eles o secretário municipal de Agricultura, Odir Freire, a coordenadora de Saúde Bucal da Atenção Básica, Luciana Farias, o coordenador do Orçamento Participativo, João Alberto, o coordenador de Iluminação Pública, Hamilton Moreira, e o gerente de Mobilização Popular, Josezito Ferreira, e os vereadores Coriolano Moraes e Adinilson Pereira.