Encontro desta quinta foi com diretores da zona urbana

Nesta quinta-feira (15), diretores das escolas municipais da zona urbana se reuniram com a equipe gestora da Secretaria Municipal de Educação para discutir o ano letivo de 2018. Na ocasião, foram ressaltados a importância do trabalho em equipe e o cuidado com os alunos, assim como os projetos para este ano.

“Os educadores marcam a vida dos alunos, por isso é necessário preparo, atenção e dedicação no exercício profissional, no dia a dia da escola”, destacou a secretária municipal de Educação, Selma Oliveira. Em sua fala aos presentes, Selma também lembrou a importância do trabalho em equipe para a construção de espaços escolares adequados e prazerosos para os estudantes.

De acordo com a secretária adjunta, Dilvane Chagas, o objetivo é focar na Educação Infantil. “Adquirimos alguns livros voltados para a metodologia infantil e vamos trabalhar com muito afinco a questão da alfabetização. Estamos nos esforçando para que os meninos já saiam do primeiro ano alfabetizados e nos subsequentes, reforçando essa alfabetização. Nossa meta é fazer com o que o aluno aprenda mais e que possamos bater o Ideb’’ salientou.

Para que isso aconteça, foram firmadas também parcerias. “Fizemos parcerias com o ‘Aprender Mais’ e ‘Prova Brasil’, que são específicos para matemática e português, dando a esses alunos uma aprendizagem mais eficaz. Além disso, estamos com o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa para trabalharmos todos os seguimentos: educação infantil, fundamental 1 e 2, e também com todos os professores que atuam na sala de leitura, coordenadores e todos os segmentos da educação’’, contou.

Para a diretora da Escola Municipal Dr. Antônio Hélder Thomáz, Lécia Dias, a reunião foi bastante satisfatória. “Para os gestores novos, são informações imprescindíveis; às vezes, a gente passa por uma situação complicada dentro da escola e não sabe a quem recorrer e esse tipo de reunião esclarece a quem recorrer, de que forma proceder diante de alguns desafios.’’

Além disso, a diretora explicou os projetos para 2018. “Recebemos um novo desafio, que foi o Fundamental II. Estamos organizando para fazer um trabalho bastante satisfatório com esse novo segmento. Temos alguns projetos que envolvem o acesso da comunidade à escola, nossa expectativa é trazê-la pra dentro da escola porque a gente percebe que boa parte da dificuldade do aluno se encontra na falta do acompanhamento familiar’’, salientou.

Além dos diretores da zona urbana, a Secretaria de Educação também se reuniu com diretores da zona rural e de creches.