Educação
Postado em 14 de março de 2024 as 13:56:25
Diretores e vices das escolas da Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista participam nesta quinta (14) e sexta-feira (15), de uma capacitação sobre merenda escolar. O curso acontece na sede da Coordenação de Merenda Escolar e tem como objetivo orientar os novos gestores sobre a administração da merenda, inclusive no que diz respeito aos critérios de escolha do cardápio, acompanhamento pela equipe de nutricionistas e prestação de contas.
O coordenador da Merenda Escolar, Rodrigo Gigante, explicou que os cuidados com a alimentação dos alunos vai além da oferta de alimentos. “Temos o Educan, que é o programa de Educação e Alimentação Escolar. Por meio de materiais pedagógicos produzidos por nossos pedagogos e nutricionistas, propomos atividades curriculares que serão desenvolvidas nas escolas de acordo com a realidade de cada instituição”, disse.
O coordenador também lembrou que os diretores das 30 escolas, onde a merenda será terceirizada a partir do próximo mês, receberão um treinamento específico, já que toda a logística de aquisição dos itens para a merenda, preparo, distribuição e acompanhamento será feito pela empresa vencedora da licitação, com fiscalização da Secretaria Municipal de Educação.
Neste primeiro momento será um projeto-piloto com atendimento de cinco mil aluno, mas a meta da Administração Municipal é melhorar ainda mais a merenda escolar. Segundo Rodrigo, a decisão foi tomada observando aspectos positivos, entre eles, a facilidade para aquisição, reposição e conserto de utensílios e eletrodomésticos utilizados nas cozinhas, além de maior variedade no cardápio ofertado.
- Rodrigo Gigante apresenta o programa Educan
- Doraci Valerioano
A vice-diretora da Escola Municipal Conquista Criança, Doraci Valeriano, estava presente na capacitação. Para ela, a escola em parceria com a família devem ser aliadas para que os alunos tenham uma alimentação saudável e consequentemente melhor qualidade de vida. “A Secretaria de Educação está de parabéns porque tem investido muito nessas formações, que recebemos com interesse e atenção”, concluiu.