Notícias
Postado em 29 de agosto de 2017 as 15:02:45
O dia 29 de agosto é lembrado em todo Brasil como o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A data foi instituída em 1986 com a lei nº 7.488, criada com o objetivo de despertar a consciência da população sobre os riscos causados pelo uso do cigarro.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, configurando-se como um problema de saúde pública. Dados apontam que, no Brasil, cerca de 200 mil pessoas morrem todo o ano por problemas causados pelo fumo. Número que aumenta para algo em torno de 4,9 milhões em escala global.
Isso porque a fumaça do cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, várias delas cancerígenas, como o alcatrão e a nicotina. Essa última tem o poder de estimular o sistema nervoso central, elevar a pressão arterial e os batimentos cardíacos, além de diminuir o apetite, causar enjoos e vômitos. Por sua vez, o alcatrão tem ligação direta com doenças cardiovasculares, câncer, dentre outras.
Segundo o professor do curso de Medicina da Uesb, Alexsandro Costa, o tabagismo é responsável por influenciar no surgimento de cerca de cinquenta doenças e outros problemas. Ele afirma: “entre esses problemas estão enfisema pulmonar; infarto; derrame; cânceres de pulmão, de traqueia e de laringe; impotência sexual; infertilidade feminina; hipertensão; e diabetes. A OMS apurou que 90% dos casos de câncer de pulmão tem no fumo a principal causa e chances de cura muito baixas”.
Para ajudar na conscientização e no combate ao tabagismo, Vitória da Conquista conta com um importante aliado: o trabalho desenvolvido pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas tipo III (Caps AD III). No serviço, os grupos que ajudam a combater a dependência do cigarro se reúnem semanalmente para a troca de experiências, conscientização e dinâmicas que ajudam nesta batalha contra o tabagismo.
Segundo a enfermeira do serviço, Milena Rebouças, atualmente existem 102 pessoas sendo acompanhadas. Ela explica: “trabalhamos com abordagem cognitiva comportamental e com estratégias motivacionais para cessar o tabagismo e prevenir recaídas”.
Além da ajuda do grupo, os usuários também contam com apoio medicamentoso e atendimento multiprofissional. Conforme explica Milena Rebouças esse atendimento é realizado “de acordo com a necessidade dos pacientes, que podem receber atendimento com nutricionista, psicólogo e médico, por exemplo”.
O Caps AD III de Vitória da Conquista funciona na Avenida João Pessoa, nº 222 (esquina com a Rua Elpídio Flores), no Centro da cidade. Quem quiser, pode entrar em contato, por meio do telefone (77) 3422 8131.